Cobertura do Mosteiro de San Juan / BSA

Cobertura do Mosteiro de San Juan / BSA - Mais Imagens+ 14

  • Arquiteto Técnico: Silvia Saiz Camarero
  • Estudo Histórico Arqueológico: Fabiola Monzón Moya
  • Promotor: Prefeitura de Burgos
  • Empreiteira: FCC Construcción, S.A.
  • Arquitetos Encarregados: José Manuel Barrio Eguíluz e Alberto Sainz de Aja del Moral (BSA)
  • Cidade: Burgos
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Santiago Escribano Martínez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O atual Mosteiro de San Juan é parte de um conjunto de edificações que surgem no século XI ao redor de um mosteiro beneditino situado além da fronteira da cidade de Burgos. Foi um local de passagem de peregrinos do Caminho de Santiago em seu acesso a Burgos pelo arco de San Juan.

© Santiago Escribano Martínez

O projeto da cobertura para a ruína da igreja do Mosteiro de San Juan, pretende proteger os vestígios arquitetônicos da igreja e, com o tempo, criar um espaço que esteja protegido das intempéries climáticas para poder celebrar atividades culturais sem depender das condições meteorológicas.

Corte 1
Corte 2

A nova cobertura foi materializada como um grande plano enrugado que evoca e nos transporta à sua essência da tipologia eclesiástica das três naves que existiram originalmente. A este plano, somam-se outros dois planos horizontais que cobrem a área do abside e a área noroeste. Todo esse conjunto de planos, com uma visão contemporânea respeitosa às ruínas da igreja, pretende "flutuar" por cima da ruína como uma estrutura independente, deixando a percepção dos restos arquitetônicos inalterada. 

© Santiago Escribano Martínez

O respeito ao existente nesse projeto também se materializa do ponto de vista construtivo. Os planos que conformam a cobertura prolongam-se para além dos limites da ruína, por cima das coroações das paredes, com o objetivo de garantir a proteção dos restos arquitetônicos. Com o objetivo de afetar o quanto menos possível o substrato arqueológico, limitou-se ao mínimo os apoios por pilares situados na parte central. Ao prescindir, quase em sua totalidade, de suportes no interior da igreja, se consegue uma leitura mais limpa e clara do que sobra de monumento, já que praticamente não existem elementos que possam atrapalhar o ocultar a visão de detalhes de pilares ou fachadas.

Corte 3

O acabamento do conjunto de planos de cobertura é o mesmo em todos os casos, ainda que adote critérios diferentes segundo o tratamento de interior e exterior. Trata-se de uma estrutura de perfis de aço laminado que sempre fica oculta pelo revestimento com vidro laminado de acabamento translúcido mate e, ao interior, com uma cobertura falta de ripas de madeira. Tanto o vidro translúcido, quando a madeira, filtram a entrada de luz ao interior do espaço, provocando um interessante efeito cenográfico adequado ao espaço monumental a ser coberto. A madeira do acabamento interno da cobertura, serve como elemento de transição entre o caráter marcado da ruína da igreja e a contemporaneidade das linhas retas e fechamentos em vidro da cobertura proposta. 

© Santiago Escribano Martínez

A iluminação desempenha um papel chave na intervenção. Na parte interna, a luz filtrada através da cobertura, acentua o caráter ambíguo coberto-descoberto e da valor às características da ruína. De noite, no entanto, uma cuidadosa iluminação pontual nos restos arquitetônicos e uma iluminação geral projetada de forma indireta sobre a madeira, sugerem ao conjunto um grande valor espacial de forma mais ampla. No exterior, o plano enrugado de vidro translúcido, iluminado a partir do interior, atuará de noite como um farol que revela a intensa atividade cultural na parte interna. 

Modelo 1

Com esta nova cobertura para a igreja do Mosteiro de San Juan, além de garantir a consolidação e proteção dos restos arquitetônicos, a cidade de Burgos recebe um novo espaço polivalente e de intercâmbio cultural com 1.300 m² disponíveis para a organização de diversas atividades.

© Santiago Escribano Martínez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Plaza San Juan, 09004 Burgos, Burgos, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Cobertura do Mosteiro de San Juan / BSA" [Cubierta Monasterio de San Juan / BSA] 26 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786151/cobertura-mosteiro-de-san-juan-bsa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.