MVRDV projeta escadaria externa para a Estação Central de Roterdã

Rotterdam — a cidade "tabula rasa" — receberá em pouco tempo uma gigantesca escadaria, com 180 degraus, que conectará o Stationsplein (exterior da icônica entrada da Estação Central de Roterdã) até a cobertura do famoso edifício Groot Handelsgebouw. De acordo com o MVRDV, a estrutura irá "seguir a tradição da cidade de celebrar os marcos na reconstrução" e, ainda, os andaimes usados para a construção da escadaria serão "um símbolo" do 75º aniversário da reconstrução da cidade após a Segunda Guerra Mundial.

A enorme estrutura foi projetada para corresponder aos ângulos da estação, "conectando o ícone contemporâneo com um monumento histórico", e, ao mesmo tempo —através de sua construção — aludir à aparentemente eterna reconstrução urbana pela qual a cidade passou e continua a passar.

No topo da escadaria — que terá 29 metros de altura e 57 metros de comprimento —, aqueles que completarem a subida encontrarão um mirante temporário que oferecerá uma ampla visão de uma das maiores cidades portuárias da Europa. A cobertura, atualmente ocupada por um bar, também testemunhará a reabertura temporária de um antigo cinema (ativo pela última vez na década de 1960) que projetará uma variedade de filmes, debates e performances durante a existência da instalação. Winy Maas, cofundador do MVRDV, mencionou que "seria ótimo fazer disso uma instalação permanente".

Subindo pelo Groot Handelsgebouw, Rotterdam. Imagem © Antonio Luca Coco

The Stairs será oficialmente inaugurada no dia 16 de maio de 2016, pelo prefeito de Roterdã e permanecerá aberta até 12 de junho. As inscrições são gratuitas e a instalação funcionará das 10 horas da manhã às 22 horas da noite.

.

Via MVRDV

Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "MVRDV projeta escadaria externa para a Estação Central de Roterdã" [MVRDV to Install a 180-Step Urban Staircase Outside Rotterdam's Central Station] 24 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785947/mvrdv-projeta-escadaria-externa-para-a-estacao-central-de-roterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.