Esculturas em pedra revelam uma arquitetura monumental em micro escala

Matthew Simmonds, historiador de arte e escultor, é conhecido por ter criado espaços em miniatura excepcionalmente belos através de escavações em pedras - alguns dos quais já foram publicados em nossa página. Seu trabalho explora "formas positivas e negativas, o significado da luz e da escuridão e a relação entre natureza e esforço humano." Aqui, compartilha conosco quatro trabalhos recentes: Ringrone (2016, 61cm de altura), Corona (2016, 30cm de altura), Ararat: Study II (2016, 20cm de altura) e Tetraconch (2015, 31cm de altura).

Esculturas em pedra revelam uma arquitetura monumental em micro escala - Mais Imagens+ 11

É sempre um desafio visualizar como uma obra ficará antes de começar, particularmente por eu estar trabalhando com pedras naturais, em que a escultura é definida pela interação entre as superfícies trabalhadas e a forma natural da rocha. 

Ararat: Study II. Imagem © Matthew Simmonds

Como você seleciona os espaços que entalhará?

A maioria dos espaços que entalho em minhas esculturas ão são edifícios reais. A exceção são as fachadas de edifícios reais na minha série "Elevations". Quando estou decidindo por qual estilo arquitetônico serei influenciado, cada tipo de rocha sugere um certo estilo. Por exemplo, o mármore é adequado ao estilo clássico grego ou romano, já a pedra calcária é boa para o estilo romântico ou gótico. 

Além disso, a forma de uma pedra pode influenciar o espaço que quero criar, e isso pode sugerir um tipo particular de edifício histórico, como na Chapter House III. Em geral, no início do processo, penso mais nos volumes que quero criar do que nos detalhes arquitetônicos.

Quais são os maiores desafios que surgem durante o processo de criação destas esculturas?

Escavar espaços minúsculos é sempre muito desafiador, e foi preciso desenvolver técnicas e ferramentas especializadas. Além disso, escavar espaços internos significa que, de algum modo, estou trabalhando com o espaço mais que com a pedra sólida. Isto pode ser confuso quando se trata de um processo de remoção de pedra, e há um grande risco de se cometer erros. É sempre um desafio visualizar como uma obra ficará antes de começar, particularmente por eu estar trabalhando com pedras naturais, em que a escultura é definida pela interação entre as superfícies trabalhadas e a forma natural da rocha. 

Corona. Imagem © Matthew Simmonds
Corona. Imagem © Matthew Simmonds
Corona. Imagem © Matthew Simmonds
Tetraconch. Imagem © Matthew Simmonds
Tetraconch. Imagem © Matthew Simmonds
Tetraconch. Imagem © Matthew Simmonds
Ringrone. Imagem © Matthew Simmonds
Ringrone. Imagem © Matthew Simmonds
Ringrone. Imagem © Matthew Simmonds
Ringrone. Imagem © Matthew Simmonds
Ringrone. Imagem © Matthew Simmonds
Ringrone. Imagem © Matthew Simmonds
Ringrone. Imagem © Matthew Simmonds
Ringrone. Imagem © Matthew Simmonds

Sobre Matthew Simmonds

Simmonds se formou em História da Arte na University of East Anglia em 1984, especializando-se em arte e arquitetura do período medieval. Após trabalhar durante muitos anos como ilustrador, estudou a técnica de escavação em pedra aplicada à arquitetura na Escola Técnica de Weymouth. Trabalhou em muitos grandes monumentos britânicos, como a Westminster Abbey e as catedrais de Salisbury e Ely, e em 1997 se mudou para a cidade italiana de Pietrasanta, onde aprendeu algumas técnicas que lhe permitiram se especializar em ornamentos clássicos em mármore. Foi reconhecido pela primeira vez como escultor em 1999, após ganhar o primeiro prêmio no segundo simpósio internacional de escultura em Verona.

Miniature Spaces Carved From Stone

Conheça mais sobre o trabalho de Matthew Simmonds aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Esculturas em pedra revelam uma arquitetura monumental em micro escala" [Stone Sculptures Reveal Monumental Architecture at a Micro Scale] 19 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785716/esculturas-em-pedra-revelam-uma-arquitetura-monumental-em-micro-escala> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.