Clássicos da Arquitetura: Santuário Maritxell / Ricardo Bofill

Clássicos da Arquitetura: Santuário Maritxell / Ricardo Bofill - Mais Imagens+ 18

Mais informaçõesMenos informações

Andorra, pequeno principado nos Pirineus, somente recentemente tornou-se conhecido como atração turística comercial, após séculos de tranquilidade, tendo experienciado uma explosão populacional e crescimento econômico que poucos países já passaram.

Cortesia de Ricardo Bofill

Na noite de uma festa popular, em 1972, o antigo Santuário Românico pegou fogo e foi destruído. O complexo de edifícios foi deixado em ruínas, ficando de pé apenas a abside e a abóbada acima do altar e do campanário.

Cortesia de Ricardo Bofill

A tarefa de reconstruir o Santuário não poderia ser reduzida a um trabalho arqueológico, simplesmente devolvendo as pedras caídas às suas posições originais. Tampouco poderia ignorar a forte influência do caráter local da arquitetura e paisagem. A decisão de continuar pelo caminho histórico da imagem românica na teoria, aplicando técnicas modernas de construção e projeto na prática, foi também baseada na visão de que o projeto teria que ir além do seu programa, atuando como uma estrutura contrária à degradação ambiental inerente a territórios não planejados, propondo uma nova maneira de construir em Andorra, como resultado do seu passado.

Cortesia de Ricardo Bofill

Os dois elementos principais deste projeto são a ponte viaduto e o Santuário, embora outros elementos sejam tão simbolicamente importantes, como (de leste a oeste) o anfiteatro côncavo, os degraus gigantes, a ponte sobre a estrada, as torres de escalada, os arcos abobadados, a esplanada, o teatro convexo, a fonte, a colunata esculpida e o caminho pela floresta. O Santuário está construído com todas as suas dependências, manifestando uma clara insinuação de continuação nos arcos inacabados sobre o vale, esperando para conectar-se com a futura ponte.

Cortesia de Ricardo Bofill

A inspiração cresceu a partir das fontes românicas originais de Alberti e Palladio,  no uso neopitagórico de raízes quadradas e círculos, incluindo a adição de certas insinuações catalãs-mudéjars.

Cortesia de Ricardo Bofill

Os desenhos do projeto relacionam planta, corte e fachada através de um esquema harmônico baseado na numerologia simbólica e a relação da medida básica no terreno e do programa. No exterior do edifício conscientemente uma continuação românica, uma forma que pertence à montanha negra envolta em vegetação mítica, mais evidentemente uma parte de uma pequena aldeia em que ela se apoia, capturando a filosofia arquitetônica dos demais templos de Andorra, mas muito consciente de sua diferente escala.

Cortesia de Ricardo Bofill

Todo o projeto do entorno do Santuário foi realizado posteriormente, envolvendo todas as superfícies pavimentadas, calçadas, balaustradas, escadas, rampas, estacionamento e todo paisagismo que envolve o re-plantio da paisagem circundante. Finalmente, realizou-se a remodelação e modernização das edificações antigas e abandonadas para serem utilizadas como dependências de apoio.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Saieh, Nico. "Clássicos da Arquitetura: Santuário Maritxell / Ricardo Bofill" [Classic: Maritxell Sanctuary / Ricardo Bofill] 20 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785660/classicos-da-arquitetura-santuario-maritxell-ricardo-bofill> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.