Clássicos da Arquitetura: Colônia Güell / Antoni Gaudí

A Colônia Güell foi uma colônia operária localizada em Santa Coloma de Cervelló, atualmente uma cidade com cerca de 7.000 habitantes, a 20 km de Barcelona. A área era um subúrbio industrial que cresceu rapidamente em meados da virada do século 20. Em 1898, Antoni Gaudi foi contratado pelo Conde Eusebi Güell que queria oferecer um local de culto para o subúrbio em expansão, construindo uma igreja. O edifício nunca foi realmente concluído por dificuldades financeiras. Quando a obra foi interrompida em 1915, somente a cripta estava completa. Ainda assim, é classificada pela UNESCO como patrimônio mundial. Em 2002, uma restauração foi realizada pelo arquiteto Antonio González Moreno, tendo sido amplamente criticado por supostamente desrespeitar a obra de Gaudi.

Clássicos da Arquitetura: Colônia Güell / Antoni Gaudí - Mais Imagens+ 8

© Samuel Ludwig

Através do processo de construção da Colônia Güell, Gaudi disse ter experimentado uma variedade de técnicas e detalhes arquitetônicos, muitos dos quais viriam a ser utilizados em sua obra mais famosa, a Sagrada Família, em Barcelona.

Tijolos e mosaicos dominam a estrutura, utilizados de forma extraordinária. A cripta é magnificamente articulada, com as mudanças na materialidade cuidadosamente calculadas e a luz sensivelmente controlada. Diferentes tijolos e pedras são usados para a estrutura, encontrando-se em junções cuidadosamente detalhadas, e talvez ocupando diferentes papéis estruturais.

© Samuel Ludwig

Ao aproximar-se do edifício é possível perceber somente uma única superfície plana:o teto da cripta, que tem a planta da igreja não construída desenhada sobre ele. Sua planicidade acentua a forma fluida do volume por baixo, que parece estar em movimento constante na paisagem. O projeto possui uma relação surpreendentemente confortável com a natureza, tendo sido uma plataforma de experimentação para Gaudí.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Naja, Ramzi. "Clássicos da Arquitetura: Colônia Güell / Antoni Gaudí" [AD Classics: Colònia Güell / Antoni Gaudí] 13 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785271/classicos-da-arquitetura-colonia-guell-antoni-gaudi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.