Medellín recebe prêmio internacional por sua transformação urbana

No dia 16 de março, em Singapura, foi concedido à cidade de Medellín (Colômbia) o Lee Kuan Yew World City Prize, prêmio internacional mais importante de urbanismo e desenvolvimento do mundo, cujas edições anteriores premiaram cidades como Bilbao (Espanha, 2010), Nova Iorque (Estados Unidos, 2012) e Suzhou (China, 2014), ano em que Medellín recebeu uma menção especial.

Neste ano, Medellín competiu com outras 38 cidades, das quais receberam menção honrosa Auckland (Nova Zelândia), Toronto (Canadá), Viena (Áustria) e Sidney (Austrália).

O Lee Kuan Yew World City Prize bienal internacional recebe seu nome do primeiro ministro de Singapura que nos anos 1960 contribuiu notavelmente para transformação da cidade, que passou rapidamente de uma colônia subdesenvolvida a uma cidade de nível mundial.

Medellín recebe prêmio internacional por sua transformação urbana - Mais Imagens

UVA El Paraíso / EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín. Imagem © Alejandro Arango

Considerado o Nobel do urbanismo, o principal objetivo do prêmio é reconhecer a construção de cidades e comunidades sustentáveis onde as sociedades encontram um ambiente propício para se desenvolverem plenamente.

Os principais critérios de avaliação são: a boa previsão, o bom governo, a inovação, a vigência e cumprimento de projetos de planejamento e políticas públicas, programas urbanos, gestão urbana e social, aplicação de tecnologias para soluções urbanas e um contundente desenvolvimento sustentável. Deste modo gera-se benefícios sociais, econômicos e ambientais de maneira integral, com ênfase em ideias práticas e rentáveis que podem ser replicadas em outras cidades do mundo.

O prêmio consiste em uma medalha de ouro e uma quantia de 300.000 de dólares patrocinados pela Keppler Corporation. A premiação deste ano ocorrerá em junho, no Encontro Mundial de Cidades em Singapura.

Por que Medellín?

CAI Periférico Medellín / EDU. Imagem Cortesia de EDU

Devido à extraordinária transformação cultural, urbanística e social que houve na cidade em apenas duas décadas, é internacionalmente reconhecida como “uma cidade que deixou de ser notoriamente violenta, para ser tornar um modelo para a inovação urbana em um intervalo de apenas duas décadas [...] As soluções criativas e não convencionais, o sistema de transporte de massa, o primeiro teleférico urbano do mundo, parques-biblioteca e escadas rolantes urbanas, que melhoram a mobilidade nos bairros montanhosos, lhe renderam uma menção especial no ano de 2014. Desde então, a cidade tem seguido sua incessante busca pela igualdade social, competitividade e sustentabilidade”, disse o júri ao jornal El Espectador.

Dentro dos critérios de avaliação se destacaram projetos de inovação urbana, aproveitamento do espaço público e sustentabilidade.

Rede de Bibliotecas

Biblioteca Parque Espanha / Giancarlo Mazzanti. Imagem © Sergio Gómez

1. Parque Biblioteca España / Santo Domingo
2. Parque Biblioteca Tomás Carrasquilla / La Quintana
3. Parque Biblioteca León de Greiff / La Ladera
4. Parque Biblioteca Presbiterio José Luís Arroyave / San Javier
5. Parque Biblioteca Belén
6. Parque Biblioteca Guayabal
7. Parque Biblioteca Doce de Octubre
8. Parque Biblioteca San Cristóbal / Fernando Botero

Unidades Esportivas

1. Juanes de la Paz
2. Atanasio Girardot
3. Belén
4. María Luisa Calle

Projetos Urbanos Integrais

1. Centro Tradicional Alpujarra
2. Nuevo Norte
3. PUI Nororiental
4. PUI Comuna 13

Projetos em andamento

1. Parques del Río Medellín
2. Unidades de Vivienda Articulada
3. Jardín Circunvalar

Museu Casa da Memória / Juan David Botero. Imagem © Isaac Ramírez Marín

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Quintero. "Medellín recebe prêmio internacional por sua transformação urbana" [Medellín recibe premio internacional por su transformación urbana] 11 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785268/medellin-recebe-premio-internacional-por-sua-transformacao-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.