Em foco: Richard Neutra

Embora o modernismo seja bastante criticado por impor definições universais a diferentes pessoas e lugares, foi o implacável foco nessa linguagem que tornou Richard Neutra (8 de abril de 1892 - 16 de abril de 1970) famoso. Sua visão flexível em relação ao modernismo levou à criação de uma série de residências particulares que eram - e ainda são - muito procuradas, fazendo dele um dos modernistas mais influentes de meados do século nos EUA. Sua arquitetura de geometria simples, estrutura racional e planos transparentes se tornou objeto de algumas icônicas fotografias de Julius Schulman, representando toda uma era do design dos Estados Unidos.

© Wikimedia user Acroterion licensed under CC BY-SA 3.0

Nascido em Viena em uma família abastada, Neutra teve aulas com Adolf Loos na Universidade de Tecnologia de Viena e trabalhou no escritório de Erich Mendelsohn, após ter trabalhado por um breve período de tempo como arquiteto da prefeitura de Luckenwalde, Alemanha, em 1921. Após se mudar para os EUA em 1923, Neutra continuou se envolvendo com os grandes nomes da arquitetura local, entre os quais, Frank Lloyd Wright.

Suas casas de meados do século se provaram incrivelmente populares na época e ainda hoje: popularidade que foi impulsionada pelos elementos pré-fabricados de seus projetos. A leveza das casas de Neutra poderiam ser facilmente replicados em toda a Costa Oeste e então personalizada para atender às necessidades do cliente e do contexto. 

© Klaus Meier-Ude via architonic.com

As famosas fotografias das casas de Neutra feitas por Schulman  incorporam o otimismo americano, mostrando a visão de um estilo de vida glamouroso que passou a fazer parte do desejo coletivo de um modo que poucos modernistas conseguiram. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Goodwin, Dario. "Em foco: Richard Neutra" 08 Abr 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Equipe ArchDaily Brasil) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785232/spotlight-richard-neutra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.