Centro Cultural Caixa Forum Barcelona / Arata Isozaki

  • Arquitetos: Arata Isozaki; Arata Isozaki
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2028
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2002
  • Fotógrafo
    Fotografias:Felipe Ugalde

Centro Cultural Caixa Forum Barcelona / Arata Isozaki - Mais Imagens+ 14

  • Equipe De Projeto: Arata Isozaki, Kuniaki Takahashi, Toshiaki Tange, Núria Puig, Rafael Vall, Yoshihide Kobanawa
  • Instalação: JG & Asociados
  • Estrutural: Roberto Brufau y Asociados
  • Construção: COMSA
  • Propriedade: Fundació la Caixa
  • Arquitetos Colaboradores: Roberto Brufau y Asociados
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Felipe Ugalde

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dentro da reabilitação da antiga Fábrica Casaramona, como Centro Cultural da “La Fundació La Caixa”, foi realizado um projeto que consiste no desenho de um pátio que dá acesso à entrada principal, situada em um subsolo semi enterrado e com caráter público.

© Felipe Ugalde

Casaramona está localizada em uma encosta da colina de Montjuïc em Barcelona, Foi construída em 1911 para abrigar uma fábrica textil. Designada como patrimônio cultural espanhol no ano de 1976, é desde então reconhecida como obra importante da arquitetura modernista catalã.

Planta

Levando em conta essas circunstâncias originais de desenho, a área que correspondia a sala principal da fábrica foi convertida na sala de exposições da Fundació. Conservando a fachada quase tal como está agora, escavamos o subsolo para projetar a entrada principal junto ao auditório e a mediateca.

© Felipe Ugalde

A rua que dá acesso ao pátio, Marqués de Comillas, é uma via importante dentro do traçado urbano de Barcelona. Atravessa o centro da Feira de Mostras de Monjuïc e chega às instalações do Anel Olímpico de Barcelona 1992. No outro lado da rua e justo em frente à Casamarona está o Pavilhão de Barcelona, projeto de Mies van der Rohe para a Exposição Universal de 1929. Este pavilhão foi reconstruído em 1986 em sua localização original.

Corte

O pátio, construído abaixo da cota da rua é composto unicamente de grandes paredes de pedra de calcário e um pavimento flutuante de grandes dimensões feito do mesmo material. Um pequeno recinto, conformado por estas paredes de pedra e conhecido como Jardim Secreto, está destinado a sala de programas de exposições ao ar livre. Também se estende a composição de pedra à parte interior do projeto, formando um generoso hall onde estão os programas necessários para a área de entrada.

© Felipe Ugalde

A chegada ao nível principal do hall a partir da rua é realizado através de um percurso de escadarias, escadas rolantes e um elevador. A proteção destes meios mecânicos foi realizada através de uma construção de caráter escultórico conhecido por "Tetsuju" (árvore de ferro) realizado em aço corten e com uma cobertura de vidro.

© Felipe Ugalde

Esta construção metálica evoca a Catalunha modernista, com o emprego da técnica dos produtos de ferro. 

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Barcelona, Spain

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Caixa Forum Barcelona / Arata Isozaki" [Centro Cultural Caixa Forum Barcelona / Arata Isozaki] 17 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785143/centro-cultural-caixa-forum-barcelona-arata-isozaki> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.