Um passeio virtual pelo apartamento de Don Draper da série Mad Men

A quinta temporada da premiada série Mad Men acontece em junho de 1966 e Draper se muda com sua jovem esposa, Megan, para seu novo apartamento.O cenário, projetado por Claudette Didul e a equipe de Mad Men, é um psicograma de um homem que está prestes a desmoronar.

Tudo no cenário foi projetado para parecer perfeitamente adequado à sua época. Há um banco revestido veludo branco e uma cozinha moderna com cores vibrantes. Os elementos masculinos incluem uma poltrona de couro e um balde de gelo em forma de tambor. O projeto foi inspirado no livro de 1965 "Decoration USA", de Jose Wilson e Arthur Leaman, e nos famosos livros de Betty Pepis. Trata-se de um projeto pop, não uma obra-prima do modernismo, trata-se de fingir ser feliz, em vez de abordar as questões da civilização. Um discreto sinal de depravação: a sala de estar tem mais que o dobro do tamanho da sala de jantar. Quem se importa com as maneiras à mesa quando sua esposa tem metade da sua idade?

Talvez a clássica decisão de projeto que não seria tomada hoje é o modo como a cozinha está separada dos espaços de estar e jantar. As cozinhas hoje, em geral, são quase espaços de performance pública. Mas esta cozinha, na qual Megan provavelmente nunca passou muito tempo, é projetada para a eficiência, não para teppanyaki. A parte mais social da cozinha é o bar, do qual Draper, em sua espiral para o alcoolismo, faz uso intenso.

Então temos os quartos, pequenos e privados, onde Draper é cercado por portas fechadas. A divisão é o que arquitetos modernistas chamariam de planta "bi-nuclear" - uma parte da casa para as atividades sociais e diárias, outra parte para privacidade e descanso. Para diretores, ambas as partes são bons cenários para confrontos emocionais. Convenientemente, é na parte posterior do apartamento, que onde a luz solar nunca incide diretamente, que Draper tenta esconder seu passado antes de 1966. Infelizmente para as crianças de seu casamento falido, este passado as inclui.

O que este modelo do apartamento de Don Draper mostra é uma vida construída em um terreno dividido; é impossível se bom em tudo: solteiro e pai, marido e amante, alimentar os sonhos dos outros e permanecer sóbrio.

Comece o passeio acima, ou através deste link. A animação lhe guiará através de diferentes espaços do apartamento de Don Draper.

  • O ícone da câmera faz repetir a animação.

  • Os ícones da planta, da casa de bonecas e da pessoa mudam o modo de visualização.

  • A barra de menu à direita oferece opções de compartilhar, da conta e do interior.

Não deixe de rever os passeios virtuais por outras obras modernistas famosas aqui.

Sobre este autor
Cita: Madlaina Kalunder and Monika Kedrova, Archilogic. "Um passeio virtual pelo apartamento de Don Draper da série Mad Men" [A Virtual Look Into Don Draper’s Mad Men Apartment] 10 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784978/um-passeio-virtual-pelo-apartamento-de-don-draper-da-serie-mad-men> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.