Vínicola Great Wall Yunmo / a+a Anderloni Associates

Vínicola Great Wall Yunmo  / a+a Anderloni Associates - Imagem 2 de 15Vínicola Great Wall Yunmo  / a+a Anderloni Associates - Imagem 3 de 15Vínicola Great Wall Yunmo  / a+a Anderloni Associates - Imagem 4 de 15Vínicola Great Wall Yunmo  / a+a Anderloni Associates - Imagem 5 de 15Vínicola Great Wall Yunmo  / a+a Anderloni Associates - Mais Imagens+ 10

Yinchuan, China

Descrição enviada pela equipe de projeto. Great Wall é a marca mais famosa de vinho na China e possui adegas em todo o território nacional. Graças a específica experiência na arquitetura do vinho, no ano 2012 o escritório a+a foi encarregado de desenhar a nova Vinícola Great Wall na província de Nigxia, onde a vinicultura desempenha um importante papel na economia e cultura local tanto que, frequentemente, é chamada de Bordeaux chinesa. 

Vínicola Great Wall Yunmo  / a+a Anderloni Associates - Imagem 7 de 15
© Nathaniel McMahon

O conceito surge a partir da paisagem: a área do traçado está rodeada de vinhedos no lado leste e pelas montanhas Helan ao lado oeste que separam a província de Ningxia desde o deserto de Gobi. 

Vínicola Great Wall Yunmo  / a+a Anderloni Associates - Imagem 2 de 15
© Nathaniel McMahon

O resultado é uma fachada de contorno descontinuo que esta colocada de maneira perfeita na bela paisagem lunar. A fachada está composta por um colorido muro de acabamento em concreto e decorado com perfis metálicos de secção retangular colocados em linhas paralelas e inspirados na forma dos vinhedos. Três grandes aberturas de vidro permitem que a luz natural entre e também cria uma sensação de permeabilidade e uma forte conexão visual com a paisagem, que é também possível desde a cobertura onde um terraço turístico permite uma observação em 360° da área, incluindo os vinhedos, as Montanhas Helan e as Tumbas Imperiais de Ning Xia.

Vínicola Great Wall Yunmo  / a+a Anderloni Associates - Imagem 15 de 15
Perspectiva

Graças ao 'espaço intermediário' entre a fachada interior e exterior, a vinícola Yumno é eficiente energeticamente o que permite a economia de custos. De fato, a distância entre ambas camadas da fachadas aumenta desde os extremos até o centro a fim de criar uma melhor proteção nas áreas de uso diário e economizar energia nos espaços de trânsito rápido como hall de entrada e corredores.

Vínicola Great Wall Yunmo  / a+a Anderloni Associates - Imagem 5 de 15
© Nathaniel McMahon

Apesar da fachada irregular, o desenho de interiores é racional e está desenhado para obter uma melhor organização de fluxos, a fim de conectar corretamente o programa funcional misto (hall, lojas, restaurante, escritório, espaços de exposição, adega principal, adegas privadas e salas de degustação).

Vínicola Great Wall Yunmo  / a+a Anderloni Associates - Imagem 9 de 15
© Nathaniel McMahon

O desenho do hall de entrada foi impulsionado por dois objetivos principais: o primeiro foi para mostrar desde a entrada uma identidade corporativa relacionada à função da arquitetura do vinho, o segundo era não perder a conexão com a paisagem e os elementos naturais. De modo que o ator principal do hall é uma instalação de madeira de grande escala, inspirada na forma de barril. É uma claraboia que permite a entrada de luz natural desde o teto até a piscina no térreo e cria um efeito especial de luz a adega B1.

Vínicola Great Wall Yunmo  / a+a Anderloni Associates - Imagem 4 de 15
© Nathaniel McMahon

O Restaurante

O restaurante encontra-se totalmente absorvido pela paisagem: de fato, as grandes aberturas de vidro trazem os visitantes diretamente aos vinhedos como fazem as grandes colunas revestidas em espelho. Trabalham tanto como um multiplicador da vista graças ao efeito da reflexão, quanto como ferramentas de composição da paisagem. O resultado é um espaço dinâmico em que sentado em qualquer mesa do restaurante o visitante pode desfrutar de todos os lugares possíveis, inclusive sair da trajetória dos seus olhos.

Vínicola Great Wall Yunmo  / a+a Anderloni Associates - Imagem 3 de 15
© Nathaniel McMahon

A Adega

A adega é um misterioso espaço, como o sótão de uma antiga casa imponente. No hall de entrada da adega, a luz natural é filtrada através da piscina no térreo, produzindo um efeito surrealista de luz. Os barris estão colocados ao redor do espaço, como um circo romano em que a luz é o centro do cenário. A armazenagem da adega foi desenhada como uma moderna e industrial catedral, com uma alta nave central onde é possível caminhar e observar os barris. Conta com um específico desenho de luz. As distintas proporções de espaços (o hall B1 possui uma planta circular, enquanto o sótão é um longo retângulo) e seu jogo de diferentes alturas, entregam uma mística sensação do processo de envelhecimento do vinho. O metal, cimento, cortinas vermelhas e a pintura cor marrom escura permite criar o ambiente desejado.

Vínicola Great Wall Yunmo  / a+a Anderloni Associates - Imagem 8 de 15
© Nathaniel McMahon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yinchuan, Ningxia, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vínicola Great Wall Yunmo / a+a Anderloni Associates" [Great Wall Yunmo Winery / a+a Anderloni Associates] 07 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784975/adega-vincola-great-wall-yunmo-a-plus-a-anderloni-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.