Londres terá mais ciclistas que motoristas dentro de alguns anos

O uso da bicicleta como meio de transporte é uma revolução silenciosa e inevitável. Ao menos esta foi a conclusão a qual chegou um relatório do Transport for London (TfL), que indica que, em poucos anos, o número de ciclistas será superior ao de motoristas na capital inglesa. 

O documento analisou o aumento do uso da bicicleta no período de 1990 a 2014. Neste intervalo, a quantidade de veículos particulares no centro de Londres caiu pela metade, passando de 137 mil para 64 mil. Ao mesmo tempo, a quantidade de ciclistas aumentou de 12 mil para 36 mil na região central (dados mostrados no gráfico abaixo, estando em verde o número de ciclistas e em amarelo o de condutores). E as boas notícias não param por aí: quando se observam os números de toda a cidade, vemos um crescimento de 40 mil ciclistas em 1990 para 180 mil em 2014.

© Planejamento do Transport for London (TfL)

Como se deu esta mudança? Segundo o relatório, isto é o produto do desincentivo ao uso do automóvel, o aumento de pedágios de custo elevado e o alto nível de congestionamento na cidade. Esta combinação de fatores levou os habitantes a optarem pela bicicleta, caminhadas ou transporte público.

Para que esta tendência continue, a cidade tem investido desde 2013 em diversas ações para facilitar o cotidiano dos ciclistas. Estas medidas se dividem em quatro eixos principais: criação de ciclovias, remodelação das ruas para receber as bicicletas, fazer com que todos se sintam confortáveis para usar as bicicletas como meio de transporte, e melhorar o espaço público para que pedalar se torne uma atividade agradável, o que inclui a criação de parques e áreas verdes. 

Proposta de ciclovias da prefeitura de Londres
Proposta de ciclovias da prefeitura de Londres

Em uma cidade onde 40% da população tem uma bicicleta, mesmo que apenas uma a cada oito pessoas a use regularmente, todos estes projetos pretendem motivar um aumento na ordem de 400% no número de pessoas que se deslocam sobre duas rodas até 2015. O investimento do governo gira em torno de 630 milhões de euros, o que representa a maior aposta neste meio de transporte na história da cidade.

Leia o relatório completo do Transport for London e também o plano da prefeitura da cidade.

Sobre este autor
Cita: Amanda Marton. "Londres terá mais ciclistas que motoristas dentro de alguns anos" [Londres tendrá más ciclistas que conductores de autos en los próximos años] 07 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784972/londres-tera-mais-ciclistas-que-motoristas-dentro-de-alguns-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.