São Paulo cai 51 posições no ranking de cidades mais congestionadas do mundo

São Paulo caiu 51 posições no TomTom Traffic Index, o mais importante ranking mundial de medição de congestionamentos, feito em 295 metrópoles com mais de 800 mil habitantes, em 38 países. Em 2013 a cidades estava posicionada em 7° lugar na lista e agora está em 58°, segundo a lista realizada em 2015. Esta melhoria pode ser atribuída às medidas adotadas pela administração municipal, entre as quais ampliação dos corredores exclusivos de ônibus, a redução dos limites de velocidade e a mudança de mão em algumas vias.

Fundado em 1991 com o objetivo de apurar condições de tráfego nas grandes cidades do mundo e apoiar a construção de soluções para gargalos de mobilidade, o TomTom divulgou nesta semana o seu quinto ranking mundial. A Cidade do México é a metrópole com o mais alto índice do mundo, seguida por Bangkok, na Tailândia, e Istambul, na Turquia. A cidade do Rio de Janeiro foi apontada como a quarta mais congestionada, à frente da capital da Rússia, Moscou.

Via TomTom Traffic Index

Com base no Índice de Nível de Congestionamento, o TomTom considera para o ranking o tempo gasto pelo condutor de um veículo de transporte individual (automóvel) num trajeto determinado em horários de pico e em situações de pistas livres, entre 22h00 e 5h00. A diferença em horas estabelece a classificação de cada cidade.

No Rio de Janeiro, o quarto lugar no ranking mundial, os motoristas gastam 165 horas de vida por ano dentro de congestionamentos. A 58ª posição de São Paulo indica que condutores perdem por ano 103 horas no trânsito lento ou parado. Entre as duas capitais ficou Salvador (7° lugar), na Bahia, Recife (8° lugar), em Pernambuco, e Fortaleza (41° lugar), no Ceará.

Fonte: Tom Tom Traffic Index e Prefeitura de São Paulo

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "São Paulo cai 51 posições no ranking de cidades mais congestionadas do mundo" 01 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784783/sao-paulo-cai-51-posicoes-no-ranking-de-cidades-mais-congestionadas-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.