Loft Grandpa / MEIUS Arquitetura

Loft Grandpa / MEIUS Arquitetura - Mais Imagens+ 11

Belo Horizonte, Brasil
  • Arquitetos: MEIUS Arquitetura; MEIUS Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Izabel Diniz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bautech, Coral, Leroy Merlín, Portobello
  • Construtora: DR Construction
  • Software: Autocad, Sketch Up
  • Orçamento: R$ 30,000.00
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Izabel Diniz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O loft está localizado na antiga garagem/oficina da residência construída pelo próprio Henricão na década de 50, localizada no bairro do Horto em BH.

O projeto surgiu a partir da necessidade do Vovô Henricão (Henrique Fernando Tetzç) em ter um novo local para morar com acessibilidade, uma vez que o acesso a área interna da casa acontece por uma escada muito comprida e o vovô com seus 92 anos (20/04/1923) não mais conseguia vencer todos os degraus de uma forma fácil. E com isto ele passou a alugar a parte da casa onde ele morava para a maternidade vizinha.

© Izabel Diniz

Dessa forma em 2013 tivemos junto com ele a ideia de "habitar" o espaço onde ele trabalhou por toda sua vida consertando eletro-eletrônicos, a garagem/oficina. O espaço estava jogado às traças sem uso, abandonado.

A área total do ambiente é de aproximadamente 60m2, divididos entre o térreo (36m2) e mezanino (24m2). O custo da reforma foi de aproximadamente R$30.000,00, considerando tudo, desde aparelhos, materiais da reforma, mão-de-obra,etc. O tempo de reforma foi de aproximadamente 2 meses.

Maquete

Nossa opção foi deixar a área social e a cama do vovô no primeiro pavimento, juntamente com o banheiro. Tudo isto integrado com a cozinha e área de serviço, sendo possível o isolamento entre eles a partir de uma cortina.

© Izabel Diniz

No mezanino locamos uma área de convívio entre os familiares e duas camas/sofá que servem de apoio para os familiares e outras pessoas que diariamente revezam a companhia noturna com o Henricão. No mezanino criamos também uma varanda que tem contato com a rua, onde ele possui uma pequena horta, cultivada por ele para passar o tempo. Ah! Tivemos também que ajustar a escada de acesso ao mezanino, criando mais dois degraus, pois a existente possuía espelhos muito altos, com aproximadamente 25cm.

Planta Baixa

Outro ponto que você irá observar é que optamos por destacar a fachada do loft, dando um tratamento com pintura caiada e colocando um gradil metálico desenhado por nós, onde é possível observar o crescimento de umas trepadeiras plantadas pelo vovô.

© Izabel Diniz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Loft Grandpa / MEIUS Arquitetura" [Loft Grandpa / MEIUS Arquitetura] 30 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784590/loft-grandpa-meius-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.