Sala de Aula Multifuncional Mazaronkiari / Semillas + Paulo Vale Afonso

Sala de Aula Multifuncional Mazaronkiari  / Semillas + Paulo Vale Afonso - Imagem 2 de 19Sala de Aula Multifuncional Mazaronkiari  / Semillas + Paulo Vale Afonso - Imagem 3 de 19Sala de Aula Multifuncional Mazaronkiari  / Semillas + Paulo Vale Afonso - Imagem 4 de 19Sala de Aula Multifuncional Mazaronkiari  / Semillas + Paulo Vale Afonso - Imagem 5 de 19Sala de Aula Multifuncional Mazaronkiari  / Semillas + Paulo Vale Afonso - Mais Imagens+ 14

  • Desenvolvimento E Supervisão: Semillas
  • Colaboradores: Carlos Ramos
  • Gestão E Cooperação: Procesadora del Sur S.A., Asociación VSP Generaciones, Asociación Semillas para el desarrollo sostenible.
  • Colaboração: Family Parents Association of Mazaronakiari, Local Community
  • Construtora: Angel Javier Garcia Paucar
  • Marcenaria: Elias Martinez Ramos
  • Patrocinador: Costa Foundation
  • Textos: Marta Anducas
  • Cidade: Satipo
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
Sala de Aula Multifuncional Mazaronkiari  / Semillas + Paulo Vale Afonso - Imagem 3 de 19
Cortesia de Marta Maccaglia, Paulo Afonso, Piers Blake

Descrição enviada pela equipe de projeto. As vezes, situações inesperadas desajustam projetos planejados e aprovados. Nestes casos, pode-se limitar a cumprir com o estipulado, ou, aperfeiçoar a proposta com um pouco de criatividade, buscar alternativas e propor algo diverso e que se adapte à nova situação. Este é o caso do projeto em desenvolvimento em Mazaronkiari, uma comunidade nativa Nomatsiguenga localizada no distrito de Pangoa, na Selva Central do Peru.

Sala de Aula Multifuncional Mazaronkiari  / Semillas + Paulo Vale Afonso - Imagem 6 de 19
Cortesia de Marta Maccaglia, Paulo Afonso, Piers Blake

No ano de 2013, visitamos Mazaronkiari e, em conjunto ao chefe da comunidade e dos professores, identificamos um projeto potencial de criar um refeitório escolar para a educação primária que, então, contava com 30 alunos. Após o estudo diagnóstico, desenvolveu-se a proposta, que foi apresentada à cooperativa internacional.

Sala de Aula Multifuncional Mazaronkiari  / Semillas + Paulo Vale Afonso - Imagem 12 de 19
Perspectiva Explodida

No ano seguinte, uma vez obtido o financiamento, a equipe voltou a Mazorinkiari. A comunidade nos recebeu com uma grande surpresa: 100 meninos e meninas esperavam, esperançosos, a construção do refeitório. A situação havia sido transformada drasticamente, e, diante da mudança, foi proposta uma arquitetura versátil que cumprisse com os novos requisitos.

Sala de Aula Multifuncional Mazaronkiari  / Semillas + Paulo Vale Afonso - Imagem 8 de 19
Cortesia de Marta Maccaglia, Paulo Afonso, Piers Blake

O espaço dispõe uma sala multifuncional com uma cozinha construída de tijolos artesanais na face norte, sobre um piso de concreto. A estrutura do edifício é de madeira. As paredes laterais são formadas por uma alternância de painéis-persiana e painéis móveis de múltiplas cores. Estes últimos, com um movimento de 90º, transforma-se em mesas, permitindo criar diversos entornos de trabalho em um mesmo espaço em tempos diferentes. Graças a ele, os alunos tem o refeitório prometido; mas também dispõe de uma sala multifuncional que pode ser uma sala extra, um auditório, ou um local de encontro comunitário.

Sala de Aula Multifuncional Mazaronkiari  / Semillas + Paulo Vale Afonso - Imagem 13 de 19
Planta

Os extremos norte e sul são formados por painéis-persiana corrediços de acesso. Este sistema permite uma iluminação natural e indireta do espaço, assim como a circulação e renovação contínua do ar.

Sala de Aula Multifuncional Mazaronkiari  / Semillas + Paulo Vale Afonso - Imagem 10 de 19
Cortesia de Marta Maccaglia, Paulo Afonso, Piers Blake

A cobertura, com seus amplos beirais, protege a estrutura em madeira da chuva- Outra característica é a visibilidade do interior da obra, criando um efeito divertido. Geralmente, as edificações consistem de um espaço interno, desde o qual, através de portas e janelas, contempla-se o exterior. Neste caso, quando os painéis móveis dispõem-se como mesas, criam uma grande abertura desde a qual crianças e adultos se reunam, sendo participantes do entorno interno; como se fosse, não um refeitório escolar, um espaço de dança e canto, ou uma área de reunião comunitária, mas, uma praça pública, normalmente exterior.

Sala de Aula Multifuncional Mazaronkiari  / Semillas + Paulo Vale Afonso - Imagem 17 de 19
Corte

A combinação de materiais locais com sistemas construtivos modernos, a participação ativa e a tomada da comunidade permitiram construir um espaço amplo, funcional e em harmonia com o entorno.

Sala de Aula Multifuncional Mazaronkiari  / Semillas + Paulo Vale Afonso - Imagem 2 de 19
Cortesia de Marta Maccaglia, Paulo Afonso, Piers Blake

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Satipo, Peru

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sala de Aula Multifuncional Mazaronkiari / Semillas + Paulo Vale Afonso" [Mazaronkiari Multifunctional Classroom / Semillas + Paulo Vale Afonso] 30 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784546/sala-de-aula-multifuncional-mazaronkiari-marta-maccaglia-plus-paulo-afonso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.