Livraria FiL / Halükar Architecture

Livraria FiL  / Halükar Architecture - Imagem 2 de 12Livraria FiL  / Halükar Architecture - Imagem 3 de 12Livraria FiL  / Halükar Architecture - Imagem 4 de 12Livraria FiL  / Halükar Architecture - Imagem 5 de 12Livraria FiL  / Halükar Architecture - Mais Imagens+ 7

  • Arquitetos: Halükar Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Depikt
Livraria FiL  / Halükar Architecture - Imagem 10 de 12
© Depikt

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Livraria FiL é um projeto de arquitetura de interiores que o escritório Halukar Architecture/Mimarlik completou em 2015. O cliente solicitou um espaço que não funcionasse apenas como livraria de publicações fotográficas e artísticas, senão também como uma cafeteria. O processo de projeto e de construção levaram cerca de seis meses.

Livraria FiL  / Halükar Architecture - Imagem 4 de 12
© Depikt
Livraria FiL  / Halükar Architecture - Imagem 12 de 12
Planta

O programa, distribuido em quatro pavimentos com uma superfície total de 80 m2, inclui o projeto de uma livraria, uma cafeteria, uma zona, um escritório e áreas de armazenamento, assim como lugares de estar, estúdio ou pequenas refeições para os usuários. Um dos desafios do desenho de espaços tão pequenos é a necessidade de considerar a forma / criar um ambiente confortável e iluminado / brilhante, mantendo sua intimidade. Os aspectos críticos na organização do espaço deram prioridade a ter os livros exibidos corretamente em uma só parede, levantada junto ao vazio da galeria e a barra utilizada comodamente. Com o objetivo de fazer com que todas as tarefas funcionassem, tivemos que fazer algumas reduções. Ao invés de preservar a escada existente que conectava os dois pavimentos, planificou-se a escada principal de forma que também servisse para a parte de cima da loja. Ao fazer isso, foi necessário separar os âmbitos da livraria em si, das residências dos pavimentos superiores. Utilizamos persianas de ferro que quase desaparecem quando recolhidas durante o dia, e de modo semi-transparente dividem o espaço na noite, quando a loja está fechada. Seu objetivo foi dar a sensação de continuidade espacial e profundidade em ambos os casos.

Livraria FiL  / Halükar Architecture - Imagem 8 de 12
© Depikt
Livraria FiL  / Halükar Architecture - Imagem 11 de 12
Planta

Talvez, o elemento mais atrativo e definidor do espaço seja a tromba do elefante; um tudo de alto calibre, pintado na cor corporativa da Livraria Fil, que vai ao longo da parede através dos móveis. Enquanto essa tubulação percorre todo o espaço, torna-se um acessório de iluminação, um cabide, um braço do sofá, um corrimão, uma escada para a estante, uma poltrona. Como elemento destacado do conceito, era crucial para nós utilizar uma tubulação de grande envergadura como o perfil e asseguramos que cada uma fosse fixada na outra com detalhes duradouros e limpos. Graças ao profissionalismo da equipe de produção que colaborou com o projeto, ele foi construído / fabricado de forma tão limpa, como havíamos projetado. Aproveitamos muito o processo de projeto e construção da Livraria Fil, tanto como agora aproveitamos o café e os livros nela. Um dos principais clientes da Fil certamente é a nossa equipe.

Livraria FiL  / Halükar Architecture - Imagem 7 de 12
© Depikt

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kemankeş Karamustafa Paşa, Karaköy, 34425 Beyoğlu/İstanbul, Turquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Livraria FiL / Halükar Architecture" [FiL Books / Halukar Architecture] 01 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784437/livraria-fil-halukar-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.