Restauração do Serpentin / Agence RVA

Restauração do Serpentin / Agence RVA - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Agence RVA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  75000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luc Boegly
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Togama
  • Autores: Dominique Renaud, Philippe Vignaud and Associates
  • Arquiteto Principal: Nicolas Trentesaux
  • Designer Gráfico: Atelier Pierre di Sciullo
  • Engenheiros / Economia: ARCOBA –ARTELIA
  • Paisagismo: Agence Vincent Pruvost
  • Cidade: Pantin
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Luc Boegly

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conjunto habitacional Serpetin foi construído pelo arquiteto Émile Aillaud durante a década de 50. No final do século XX, o bairro Courtillières estava em decadência e sofreu por sua imagem degradada.

Cortesia de Agence RVA

Em resposta a esta alarmante situação, as autoridades governamentais estatais e locais francesas optaram por implementar os fundos públicos através da Agência Nacional de Renovação Urbana, num esforço para remediar as condições existentes para o bem estar da comunidade e seus residentes.

Cortesia de Agence RVA

Em 2002, a Agência RVA ganhou o contrato para o projeto e reabilitação do conjunto de propriedades, que pertencem ao incorporador de moradia popular, HLM de Pantin, incluindo o desenvolvimento do Serpetin, outros projetos habitacionais como o Fonds d'Eaubonne e Punto-de-Pierre, e um parque público.

Implantação

Os aspectos estéticos da fachada de um edifício e sua combinação de cores eram de suma importância para o arquiteto, mas as cores das fachadas de gesso de cimento foram danificadas com o passar do tempo devido às múltiplas intervenções construtivas e o desgaste material da frágil superfície de gesso.

© Luc Boegly

Os arquitetos em colaboração com um designer gráfico criaram um projeto único e diferente. A frente da rua é tratada de maneira uniforme: uma contínua e vertical gradação colorida que marca o Serpentin dentro de seu contexto imediato. A fachada orientada para o parque é tratada com múltiplos gradientes horizontais de cores brilhantes, que variam em longitude assim como as entradas do edifício se diferenciam uma da outra.

© Luc Boegly

O Programa de Renovação Urbana e seu financiamento associado permitem a melhoria da organização espacial das unidades residenciais, a modernização da cozinha e banheiro de cada unidade, assim como um maior rendimento térmico e energético. O objetivo é reabilitar o Serpentin para que cumpra com as normas e códigos de habitações atuais.

© Luc Boegly

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pantin, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restauração do Serpentin / Agence RVA" [Le Serpentin Refurbishment / Agence RVA] 11 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784223/restauracao-do-serpentin-agence-rva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.