Teatro Point / Lama Arhitectura

Teatro Point / Lama Arhitectura - Mais Imagens+ 43

© Radu Malașincu

Contexto

Este teatro independente traz uma grande personalidade para a área em que se localiza, definindo-a e despertando memórias. Ao fazer isso, ele ajuda a reviver esta área urbana específica.

© Radu Malașincu

A casa do século 19 que agora abriga o projeto POINT foi consolidada, restaurada, ampliada e coberta. Portanto, a casa dispõe de um porão, um piso térreo e uma cobertura. Além disso, a propriedade possui um quintal longo e estreito que se desenvolve ao longo dos dois lados da casa.

© Radu Malașincu

Conceito

O ponto de partida para este projeto foi o conceito de pixel, o ponto. Utilizamos o pixel como uma unidade de medida, gerando assim uma série de objetos modulares e multifuncionais que ajudaram a obter a flexibilidade. Estes acabaram envolvendo e unificando visualmente todo o espaço, ao mesmo tempo separando e delineando determinadas áreas.

Planta Baixa
© Radu Malașincu

Layout

O térreo tem a função de um hall de entrada e também é capaz de abrigar eventos culturais por si só. O porão funciona como um bar e clube, e às vezes, como uma sala para algumas performances não convencionais. O salão principal do teatro fica na cobertura e é uma interpretação moderna de um hall, com destaque para a sua flexibilidade. A sala de teatro também se beneficia do terraço coberto. O quintal longo e estreito se tornou uma extensão do hall de entrada, especialmente durante as estações quentes.

Planta Baixa
© Radu Malașincu

Objetos Multifuncionais e Materiais

A Estante de Livros POINT é modular e feita de barras de aço e caixas, colocadas aleatoriamente, que se parecem com pixels. Além de livros, ela guarda plantas e até mesmo garrafas e copos. Além da finalidade de armazenamento e exibição, as estantes também são paredes divisórias semi-opacas para um zoneamento eficiente.

© Radu Malașincu

A Poltrona POINT, de madeira laminada e almofadas, é usada principalmente como cadeira de teatro. Ela pode ser transformada em uma mesa de café ou mesa de cabeceira com um simples giro. O bar no térreo mostra o logotipo POINT cortado a partir de uma chapa de aço oxidado, criando um efeito visual semelhante a gotas de mercúrio que se aglomeram em direção ao centro.

© Radu Malașincu

Na sala de espetáculos, a escadaria e os camarins são envoltos por duas chapas de aço onduladas curvas, emoldurando o palco. Os acabamentos existentes do espaço foram mantidos no interior, ou seja, o revestimento de concreto resultou em um pano de fundo para o porão e o térreo. A estrutura da nova cobertura foi exposta, fechando o espaço entre as vigas e pilares com os painéis de madeira compensada. 

© Radu Malașincu

Devido à sua alta visibilidade do espaço urbano, a parede cega da casa do século 19 foi pintada por artistas contemporâneos (Sweet Damage Crew).

O paradoxo dentro do teatro POINT é que a sua unidade é conseguida pela fragmentação. Os acabamentos crus, as estruturas e instalações, a percepção 3D acentuada do espaço e volumes, a sua relação com a vegetação, as linhas curvas (detalhes do século 19), os filtros semi-opacos, a forma como as luzes e sombras são projetadas sobre as paredes e o sensação urbana reúnem-se dentro de um projeto de teatro não convencional.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Strada General Eremia Grigorescu 10, Bucareste, Romênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Teatro Point / Lama Arhitectura" [Point Theatre / Tudor Ciocanescu Arhitect + Lama Arhitectura] 24 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784147/teatro-point-lama-arhitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.