Casa em Santa Mónica / Fkb Arquitectos

Casa em Santa Mónica / Fkb Arquitectos - Mais Imagens+ 25

Calamuchita Department, Argentina
  • Arquitetos: Fkb Arquitectos; Fkb Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  195
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Federico Cairoli
  • Arquitetos Colaboradores: Diego Peralta, Andres Chaer
  • Equipamento Fixo: En Bruto estúdio
  • Projeto De Iluminação: Maestre Iluminacion
  • Paisagismo: Ing. Agrónomo Gustavo Re
  • Cálculo Estrutural: Ing. Edgar Morán
  • Superfície Do Terreno: 1000,00 m2
  • Arquitetos Atores: Mariano Faraci, Ivan Kustich, Juan Barrionuevo. fkb arquitectos
  • Cidade: Calamuchita Department
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma residência de uso temporário - com a possibilidade de ser construída com caráter permanente - destinada a uma família composta por um casal  e dois filhos jovens/adultos, em Santa Mónica, Vale de Calamuchita. Neste local serrano, típico deste vale, o terreno de amplas vistas locais e panorâmicas, apresenta uma frente à rua com orientação leste, e outra frente sobre o Rio Santa rosa a oeste. Com uma inclinação de cerca de 12%, o pavimento térreo desce até alcançar o próprio curso d´água.

Planta
Elevação

O conjunto, composto pelo jogo de dois volumes - um maior, predominante, e outro, menor, com ênfase vertical - é implantado reclinado sobre a ladeira contra o limite sul, soterrado em seu extremo leste e elevado a oeste, perpendicular ao rio, quase sobre ele. Através de um trabalho topográfico, uma porção da ladeira é dobrada e esticada até o canal, gerando um plano ascendente em cuja borda as vistas panorâmicas alcançam seu protagonismo máximo. Uma leve rotação da planta retangular permite tomar o norte e a vista ao meandro do rio, onde sua sinuosidade é muito pronunciada e uma formação rochosa o pontua.

© Federico Cairoli

Entra-se na casa pelo lado sul, através de um corredor no qual a parede de concreto e pedra que emerge da terra e eleva-se ao ar, oculta o rio, ao qual se tem acesso visual e transpõe-se à porta de entrada. A casa é organizada de forma linear. O ambiente de pé direito duplo (variável) que contempla as áreas de estar, refeições e cozinha está disposto no setor mais baixo, próximo à água e ao som que produz seu trajeto. Dois dormitórios e dois banheiros agrupam-se um atras do outro até penetrar na terra. Uma ampla galeria de cobertura plana prolonga o espaço, suavemente voando sobre a pradaria. 

Corte

Cumprindo o papel de terraço-mirante, a cobertura verde sobre o teto inclinado da casa naturaliza o edifício, conforma um estar privilegiado a céu aberto, e faz presente os quatro elementos da natureza, os culturalizando.

© Federico Cairoli

A técnica empregada, predominantemente pétrea (de origem ígnea) materializa os limites mais opacos através de um muro de pedra enformados, as lajes de concreto aparente (de tábuas), os fechamentos transparentes são conformados por peças de serralheria e uma malha de metal dobrado oxidado. Os pisos são de tábua de madeira, com exceção da galeria e banheiros, que são de concreto polido. Os equipamentos foram projetados integralmente em conjunto à estratégia projetual da residência. Por sua materialidade, o projeto não requer grandes manutenções, e o acondicionamento climático, em função das orientações, da cobertura verde, e da presença de ventilação cruzada, é natural e passivo.

© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Santa Mónica / Fkb Arquitectos" [Casa en Santa Mónica / Fkb Arquitectos] 20 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784098/casa-em-santa-monica-fkb-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.