Residência para estudantes - Reforma da Casa México / Atela Architectes

Residência para estudantes - Reforma da Casa México / Atela Architectes - Imagem 2 de 25Residência para estudantes - Reforma da Casa México / Atela Architectes - Imagem 3 de 25Residência para estudantes - Reforma da Casa México / Atela Architectes - Imagem 4 de 25Residência para estudantes - Reforma da Casa México / Atela Architectes - Imagem 5 de 25Residência para estudantes - Reforma da Casa México / Atela Architectes - Mais Imagens+ 20

  • Construtora: SICRA + TECTON
  • Orçamento: 5.70 M€
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Residência para estudantes - Reforma da Casa México / Atela Architectes - Imagem 4 de 25
© Gerardo Custance

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no coração da Cité Internationale Universitarie, a Casa México, um edifício residencial para estudantes construído em 1952 por Jorge Medellin, é um dos exemplos mais importantes da arquitetura moderna do campus.

Residência para estudantes - Reforma da Casa México / Atela Architectes - Imagem 9 de 25
© Gerardo Custance
Residência para estudantes - Reforma da Casa México / Atela Architectes - Imagem 18 de 25
Implantação
Residência para estudantes - Reforma da Casa México / Atela Architectes - Imagem 10 de 25
© Gerardo Custance

Atela Architectes foi comissionado para realizar a renovação completa dos 4000 m² da residência, com um tempo de entrega muito curto. A inauguração foi planejada para julho de 2015, a apenas um ano antes do início da construção.

Residência para estudantes - Reforma da Casa México / Atela Architectes - Imagem 5 de 25
© Gerardo Custance

Desenvolvemos uma série de estratégias, como a recuperação da entrada principal do edifício, a completa restauração da fachada, a recuperação dos refeitórios de cada pavimento da residência, entre outras, com o fim de melhorar o edifício original. Estas estratégias foram combinadas com operações de atualização. A atualização do edifício com o fim de respeitar as normas de segurança, de acessibilidade e de eletricidade, assim como aprimorar o isolamento térmico e acústico do edifício foram duas de nossas prioridades nesta operação.

Residência para estudantes - Reforma da Casa México / Atela Architectes - Imagem 3 de 25
© Gerardo Custance

O edifício está dividido em dois blocos (um de cinco e outro de três pavimentos), conectados pelo térreo e jardim. Em ambos os extremos de cada bloco existem espaços comuns (como banheiros e cozinhas recuperadas). Todos os espaços públicos (como o auditório, entrada e lanchonete) estão localizados no térreo, assim como a biblioteca da residência e os escritórios dos funcionários. No nível do jardim, podemos encontrar um novo dormitório para portadores de necessidades especiais e quartos duplos. Também há uma cozinha e um refeitório, banheiros compartilhados, sala de manutenção e espaços para os funcionários .

Residência para estudantes - Reforma da Casa México / Atela Architectes - Imagem 16 de 25
© Gerardo Custance
Residência para estudantes - Reforma da Casa México / Atela Architectes - Imagem 20 de 25
Planta Baixa - Tipo
Residência para estudantes - Reforma da Casa México / Atela Architectes - Imagem 8 de 25
© Gerardo Custance

O projeto do entorno do edifício foi feito respeitando os requerimentos da Universidade com o fim de manter a uniformidade do campus.

Residência para estudantes - Reforma da Casa México / Atela Architectes - Imagem 11 de 25
© Gerardo Custance

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência para estudantes - Reforma da Casa México / Atela Architectes" [Student Residency - Maison du Mexique Rehabilitation / Atela Architectes] 19 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784096/residencia-para-estudantes-reforma-da-casa-mexico-atela-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.