Toro Gastrobar / Studio Arthur Casas

Toro Gastrobar / Studio Arthur Casas - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: Studio Arthur Casas; Studio Arthur Casas
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  750
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Gloster
  • Colaboradores: Fernanda Müller, Luisa Vicentini, Flávia Campus, Daniela Diniz, Beto Cabariti, Eduardo Lofti and Lucas Takaoka.
  • Direção Do Studio/Coordenação: Marília Pellegrini
  • Costrutora: Cobbasa
  • Consultores: Renata Tilli (paisagismo); Luis Losoya (projeto de iluminação)
  • Autor: Arthur Casas
  • Co Autores: Marcela Muniz, Renata Adoni and Maria Magalhães
  • Cidade: Tijuana
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma desta estrutura existente em um resort em Los Cabos, México, buscou incorporar a atmosfera local ao projeto. Situado em frente à vista espetacular do Oceano Pacífico, o edifício foi modificado para criar um percurso gradual de transição entre a configuração tradicional do pátio mexicano e abertura à paisagem, sempre presente nos projetos do Studio Arthur Casas.

© Leonardo Finotti

O clima desértico, a vegetação árida e as construções em adobe foram inspiração para mesclar vocabulários regionais com elementos cosmopolitas. As cores mimetizam o entorno de tonalidades terrosas e a maior parte dos materiais utilizados é de fornecedores locais.

© Leonardo Finotti

Na entrada, o cliente atravessa um pequeno corredor sob a cúpula de tijolos pré-existente, com as paredes laterais abertas e protegidas pelos cabos em aço, inspirados nos gradis em ferro da arquitetura colonial. De um lado, o grande móvel rústico em madeira abriga caixotes com flores, lembrando mercados tradicionais; do outro, a adega deixa apenas transparecer o interior do restaurante.

Planta

O piso em seixos que formam padrão orgânico leva ao grande bar central no pátio protegido pelo toldo retrátil. Vigas em corten sustentam a pérgola de galhos que filtra a luz abundante durante todo o ano. Grandes prateleiras do piso ao teto, sustentadas apenas por cabos em aço, ressaltam a horizontalidade do pátio, servindo de suporte a vasos fabricados localmente, preenchidos com plantas que tornam o espaço ainda mais aconchegante, em referência aos jardins que tanto inspiraram Luís Barragan. As aberturas entre as prateleiras enquadram os salões adjacentes e deixam transparecer a vista para o mar. Bancos feitos com madeira de demolição no perímetro do balcão ressaltam a rusticidade dos materiais.

© Leonardo Finotti

Ao lado do pátio, tanto o terraço convertido em lounge quanto o salão do restaurante possuem piso em ladrilho e forro em madeira. No salão, as mesas foram distribuídas para acolher casais e grandes grupos de amigos, que constituem a maior parte da clientela turística de Los Cabos.

© Leonardo Finotti

O design de interiores buscou valorizar ícones do mobiliário mexicano, como Clara Porset e Luís Barragan, além de peças italianas revestidas com tecidos e fibras em acordo com a atmosfera de referências às tradições locais. Estampas indígenas trazem cores complementares aos tons terrosos  e aos materiais rústicos da arquitetura. Nichos com quinas arredondadas, como nas construções de adobe, acolhem peças de artesanato local. 

Corte

Maior intervenção na arquitetura pré-existente, uma caixa completamente revestida em madeira, em nível inferior ao do restaurante, se abre em balanço ao oceano. Protegido apenas por um guarda corpo, o espaço é dominado pelo grande banco cujo assento é o próprio piso do patamar superior. No exterior, um grande deck se mescla ao jardim, formando um terraço com sofás, mesas e lareira no piso rebaixado.

© Leonardo Finotti

O restaurante em Punta Ballena termina por ser exercício inédito de equilíbrio entre, de um lado, referência e reinterpretação do contexto mexicano;  do outro, integração de percursos arquitetônicos que ampliam as possibilidades da construção já existente e criam projeto coerente com a busca por integração entre interior e exterior, estética local e cosmopolita. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Punta Ballena, Guaycura, 22216 Tijuana, B.C., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Toro Gastrobar / Studio Arthur Casas" [Toro Gastrobar / Studio Arthur Casas] 17 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783893/toro-gastrobar-studio-arthur-casas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.