De Pablo A Violeta / SCL – Studio Caceres Lazo

De Pablo A Violeta / SCL – Studio Caceres Lazo - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: SCL – Studio Caceres Lazo; SCL – Studio Caceres Lazo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  715
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  EQUITONE, Agliati Cristales, CHC, Cintac®, HitekPro, Pizarreño, Tupemesa, Vidrios Lirquen
  • Equipe De Projeto: Gabriel Cáceres, Daniel Lazo
  • Colaboradores: Alejandra Sepúlveda, John Miller
  • Engenharia Estrutural: Rodrigo Bravo Novoa.
  • Construção: Roberto Carrillo - Constructora RCN
  • Orçamento: USD 500.000
  • Cidade: Recoleta
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Pablo Casals Aguirre

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sobre a estrutura de uma antiga mansão de 1930, é proposta uma intervenção baseada na constelação de objetos, cores e caráter.

© Pablo Casals Aguirre

O posicionamento estratégico de cada um - às vezes disruptivo com a lógica do existente - transforma a especialidade da casa e redefine o papel de cada um dos recintos que compõem o programa. Isto se intensifica pela remoção do adobe que reviste algumas das paredes divisórias entre ambientes, deixando exposto o esqueleto estrutural de carvalho e gerando novas relações visuais num exercício de "striptease". 

Planta Baixa - 1º Pavimento
Axonométrica Explodida

O caminho de uso - de residencial a cultural, de privado a público - é advertido pela escala dos novos elementos que respondem e antecipam esta nova ordem, como um reflexo da natureza dos eventos que ocorrem no lugar.

© Pablo Casals Aguirre

A intervenção mais importante ocorre ao inserir um pequeno teatro - no local que antes era uma sala de jantar para 200 pessoas com uma série de intervenções precárias posteriores. O teatro é um objeto introvertido e monolítico em seu exterior, apenas três vãos interrompem sua fachada. O interior, ao contrário, é suave e expressivo, cortesia de uma envolvente acústica de fabricação artesanal baseada em tiras de pinheiros de diferentes secções. 

© Pablo Casals Aguirre

Tanto a mansão como o teatro, funcionam como cenário para música e dança. Os artistas se movem junto com o público a partir de um pátio interior caracterizado pela chaminé de seis metros de altura, a sala expositiva e, finalmente, o teatro.

© Pablo Casals Aguirre

O resultado final é uma arquitetura de coisas, onde o novo - de desenho abstrato e monocromático - está em constante tensão com a arquitetura historicista da mansão, num deliberado jogo de contrastes.

© Pablo Casals Aguirre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bellavista, Recoleta, Recoleta, Região Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "De Pablo A Violeta / SCL – Studio Caceres Lazo" [De Pablo A Violeta / SCL – Studio Caceres Lazo] 15 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783788/de-pablo-a-violeta-scl-nil-studio-caceres-lazo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.