Olhar em Movimento – Linguagens da arte cinética italiana dos anos 1950-70

O Instituto Italiano di Cultura de São Paulo e o Instituto Tomie Ohtake, por ocasião do Ano da Itália na América Latina, trazem ao Brasil Olhar em Movimento – Linguagens da arte cinética italiana dos anos 1950-70. A exposição inédita no Brasil, depois de passar pelo Peru, Equador e Chile, reúne 50 obras compostas por pinturas, colagens, vídeos, esculturas, objetos e peças de roupa concebidos por grandes nomes da arte óptica e cinética italiana, entre os quais, Bruno Munari, Getulio Alviani e Marina Apollonio.

Como ressalta a curadora da mostra, Micol Di Veroli, na arte cinética o movimento é fundamental e pode ser real,com a ajuda de aparatos mecânicos, ou ilusórios e ópticos, obtidos por efeitos de luz. “O trabalho deve estimular a percepção visual, torná-la ativa e, no lugar de um artista romântico irracional e instintivo, na arte cinética ele é antes de tudo um trabalhador cultural, que se articula com engenheiros e cientistas, um ativista político que sabe combinar a arte com a sociedade”. Para Di Veroli, ainda, “a arte cinética se autoimpõe o rigor de fazer na esfera criativa um contato analítico e disciplinado da arte, que procura reunir arte, ciência, sociedade, artista e público”.

Parte dos participantes da exposição notabilizou-se no que, na Itália, chamou-se de“Arte Programmata”, conjunto de trabalhos de um grupo de artistas italianos ativos entre o final dos anos cinquenta e início dos anos sessenta, que produziu obras dirigidas mecanicamente em uma série de sequências programadas, pautadas por padrões bem definidos.Cunhada por Bruno Munari e explicitada por Umberto Eco,em seu texto noAlmanacco Letterario Bompiani,de 1961, a Arte Programmata surge naexposição promovida pelo showroom Olivetti em Milão, em 1962.

“Olhar em Movimento – Linguagens da arte cinética italiana dos anos 1950-70” reúne obras de Bruno Munari, o precursor das pesquisas sobre a percepção e indiscutível ponto de referência do design e da didática; Getulio Alvianiartista que, aodesenvolver as premissas teórica e prática da Bauhaus, promoveu inovações artísticas a partir da ciência; Marina Apollonio, uma das figuras da Itália mais representativasdo movimento ótico – cinético internacional, destaca-se por utilizar materiais industriais modernos para criar estruturas calculadas as quais, diante do espectador, se transformam em espaços dinâmicos e flutuantes; Gruppo T (Giovanni Anceschi, Davide Boriani, Gianni Colombo, Gabriele Di Chiggio e Manfredo Massironi), autor da “Miriorama 1” (1959),declaração considerada umaplataforma teórica e um manifesto técnico cujas palavras-chave são tempo-espaço, transformação, variação e participação; Gruppo N (Alberto Biasi, Edoardo Landi, Toni Costa, Ennio Chiggio e Manfredo Massironi), coletivo interessado em explorar possibilidades ópticas para serem aplicadas nas obras de arte e, coletivamente, concebia trabalhos que lidavam com o jogo da percepção de ilusões ópticas; e Gruppo 63 (Lucia Di Luciano, Lia Drei, Francesco Guerrieri e Giovanni Pizzo),tendo como um dos fundadores Umberto Eco, é composto por intelectuais italianos que se contrapõem ao conservadorismo cultural, ao buscar renovação da linguagem literária e trazer à tona temas relacionados com a realidade econômica da sociedade da época e, particularmente na arte, a pesquisa parte de explorações de ordem lógico-matemática.

A mostra exibe ainda 10 vestidos do estilista Fausto Sarli que revelam ao público as conexões entre arte e moda nas décadas em questão.

Micol Di Veroli (curadora)

Especialista em arte moderna e contemporânea, além de “Olhar em Movimento – Linguagens da arte cinética italiana dos anos 1950-70”, é responsável pela curadoria de inúmeras exposições artísticas na Itália e em outros países. Lecionou fenomenologia da arte contemporânea na Rome University of Fine Artes e foi diretora artística da galeria Dora Diamanti, em Roma.

Instituto Italiano di Cultura de São Paulo (IIC)

Órgão oficial do governo italiano, criado em 1948, tem como sede a residência histórica da família de Oscar Rodrigues Alves (1922), que constitui um dos raros exemplos de arquitetura da época do café no bairro de Higienópolis. Por isto, seu prédio é considerado patrimônio histórico da cidade de São Paulo. Dentre suas principais atividades destacam-se: manifestações culturais e eventos no campo da arte e do espetáculo, cursos de língua e de cultura italiana, certificados oficiais de conhecimento do idioma italiano, serviços de informação e biblioteca.

Exposição: Olhar em Movimento – Linguagens da arte cinética italiana dos anos 1950-70

Data: 17 de março a 1º de maio de 2016

Abertura: 16 de março de 2016, às 20h - De terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) - Pinheiros SP Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 - amarela - Fone: 11 2245 1900

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Olhar em Movimento – Linguagens da arte cinética italiana dos anos 1950-70" 15 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783760/olhar-em-movimento-nil-linguagens-da-arte-cinetica-italiana-dos-anos-1950-70> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.