Vila "SOS Children" em Djibouti / Urko Sanchez Architects

Vila SOS Children em Djibouti / Urko Sanchez Architects - Mais Imagens+ 27

  • Colaboradores: Estrella de Andrés, John Andrews
  • Tipo: Humanitário
  • Cliente: SOS The Children, INTERNATIONAL
  • Cidade: Tadjoura
  • País: Djibouti
Mais informaçõesMenos informações
© Javier Callejas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Djibouti encontra-se no chifre da África, o qual sofre de secas persistentes. A SOS Kinderdorf nos pediu um projeto residencial de 15 casas nas quais se executam programas de fortalecimento familiar.

Planta Baixa

Aprendemos sobre o sistema SOS, sobre a comunidade onde o projeto seria feito, suas tradições nômades e o clima extremo da região. Foram realizadas buscas de referências de habitações tradicionais nos entornos culturais e climáticos similares e finalmente decidimos desenhar uma medina com certas singularidades:

© Javier Callejas

A -  É uma medina para crianças - um ambiente seguro, sem carros, onde as ruas estreitas e praças se convertem em lugares para brincar;
B - É uma medina com muitos espaços abertos - os espaços públicos e privados estão claramente definidos. No setor privado, o interior e as áreas exteriores se fundem, o que permite aos residentes manter certas atividades ao ar livre;
C - É uma medina com muita vegetação.

© Javier Callejas

Em termos de distribuição, todas as casas seguem o mesmo esquema, mas são dispostas de maneiras diferentes, colocadas próximas umas das outras, gerando sombra entre elas e vias de maneiras desordenadas. Houve um estudo intenso sobre a ventilação natural e proteção solar, introduzindo torres de ventilação natural quando necessário.

© Javier Callejas
Corte
© Javier Callejas

A construção deste projeto foi possível graças a uma equipe internacional, que reflete a mistura de culturas no exercício da nossa profissão, motivo pelo qual o projeto é transformado numa experiência enriquecedora.

- Dji Fu – Empreiteiro chinês em Djibouti
- John Andrews – Arquiteto de Uganda em Djibouti
- Fritz Bachlechner – Coordenador do projeto austríaco no Quênia
- Estrella de Andrés – Arquiteta espanhola no Quênia
- Oliver Kabure – Engenheiro queniano
- E todos Djiboutianos que trabalharam no local.

© Javier Callejas

O financiamento provém da Cooperation Aid alemã. Os materiais eram muito simples: blocos de cimento, estrutura de RC e acabamento em CemCRETE de uma companhia sul-africana.

© Javier Callejas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tadjoura, Djibouti

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vila "SOS Children" em Djibouti / Urko Sanchez Architects" [SOS Children's Village In Djibouti / Urko Sanchez Architects] 14 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783739/vila-sos-children-em-djibouti-urko-sanchez-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.