Casa Nua / Taller Estilo Arquitectura

Casa Nua / Taller Estilo Arquitectura - Mais Imagens+ 32

Mérida, México
  • Arquitetos: Taller Estilo Arquitectura; Víctor Alejandro Cruz Domínguez, Iván Atahualpa Hernández Salazar, Luís Armando Estrada Aguilar
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Cervera
  • Colaboradores: Silvia Cuitún Coronado, Pedro Manuel Quintal Ruz, Andrea Matilde Marrufo Ruiz
  • Arquitetos: Víctor Alejandro Cruz Domínguez, Iván Atahualpa Hernández Salazar, Luís Armando Estrada Aguilar
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© David Cervera

“O luxo está no espaço”
R. Legorreta

Quando se trata de arquitetura, nos últimos anos, parece que a tendência é usar materiais sintéticos inovadores, e ao mesmo tempo mais caros.

© David Cervera

Nossa preocupação no projeto da Casa Nua foi exatamente o contrário, usar materiais naturais, comuns e facilmente disponíveis no local, deixando-a nua para apreciar sua beleza intrínseca.

Planta Baixa

O desafio começa com as dimensões do terreno, um resíduo urbano resultado da subdivisão de uma casa familiar. Com uma área de 6,5 x 27,5 metros quadrados e uma fachada oeste, não era o terreno mais encorajador para necessidades habitacionais.

© David Cervera

A solução resolveu o problema da orientação oeste e a dificuldade de ventilação cruzada em todos os espaços, criando uma barreira com os serviços na fachada oeste, separando a casa do limite norte do terreno, deixando apenas 80 centímetros que permitiu criar uma lareira, que funcionou com sucesso.

Corte B

Os elementos de resfriamento passivo se tornaram parte integrante do projeto: a piscina que resfria o ar antes de entrar na casa, a parede de vidro para ao leste que permite abrir ou fechar o espaço e controlar o fluxo e volume de ar, as portas de vidro para a lareira que trazem a luz natural a partir do norte, a parede verde ao oeste que reforça a barreira térmica, e as floreiras de permacultura, que sempre que mantidas com água, evitam o superaquecimento da área de acesso das circulações.

© David Cervera
© David Cervera

A paleta de materiais é em grande parte determinada pelos elementos construtivos e estruturais, deixados expostos em sua maioria. A parede de tijolos aparentes, comum no local, tornou-se o "módulo" de todo o projeto.

© David Cervera

Finalmente os pisos e elementos de marcenaria (em sua maioria reciclados, de portas antigas) adicionam um caráter quente para a atmosfera geral.

© David Cervera

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Nua / Taller Estilo Arquitectura" [Casa Desnuda / Taller Estilo Arquitectura] 18 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783718/casa-nua-taller-estilo-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.