Planejamento urbano não pode separar trânsito, moradia e lazer, diz Jaime Lerner

Em uma matéria publicada pelo jornal online Gazeta do Povo, o arquiteto, urbanista e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, fala da importância de se "saber montar equações de responsabilidade para solucionar vários problemas" urbanos. Para o arquiteto, separar a cidade por funções e classificações, como renda ou idade, é um grande equívoco.

Em relação à mobilidade urbana, Lerner afirma que a lógica do transporte individual na cidade precisa ser revista. Não se trata de eliminar totalmente o carro, ele continuará existindo "para lazer", porém, deve-se reestrutura a dinâmica dos deslocamentos diários da cidade, que devem passar a ser realizados majoritariamente através do transporte coletivo - ônibus, metrô, trem -, sem esquecer também dos deslocamentos realizados a pé e de bicicleta.  “Não adianta termos tecnologias que permitam carros mais velozes, se eles continuam ocupando o mesmo espaço e se o tempo de deslocamento das pessoas segue elevado", afirmou Lerner.

Leia a matéria completa na página da Gazeta do Povo.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Planejamento urbano não pode separar trânsito, moradia e lazer, diz Jaime Lerner" 21 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783642/planejamento-urbano-nao-pode-separar-transito-moradia-e-lazer-diz-jaime-lerner> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.