Workshop Internacional questiona vulnerabilidades do Centro Histórico de João Pessoa

Entre os dias 22 e 27 de fevereiro de 2016 a pós graduação em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros, Pós DAEE, do Instituto de Educação Superior da Paraíba, IESP, promoveu o segundo Workshop Internacional de intervenções urbanas e instalações efêmeras. O curso foi conduzido pelo arquiteto espanhol Javier Peña Ibanéz, professor do Instituto Europeu de Design, IED, e diretor do Festival de Arquitectura y Diseño de Logronho, o Concéntrico.

O workshop contou a participação de profissionais da Paraíba, do Ceará, do Distrito Federal, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Rio Grande do Sul e do Paraná. Os integrantes passaram a semana se reunindo e discutindo para desenvolver a intervenção efêmera que seria realizada ao final do curso.

Durante o processo criativo, um tema recorrente foi o abandono dos centros das cidades e, ainda, como a negligência para com esses lugares refletem na fuga das pessoas dessas áreas, acarretando, consequentemente, na subutilização desses espaços urbanos. Para chamar atenção para esse problema, foi proposta uma intervenção com intuito de fazer com que as pessoas se questionassem sobre o papel desses centros, em particular o centro da cidade de João Pessoa.

Workshop Internacional questiona vulnerabilidades do Centro Histórico de João Pessoa - Mais Imagens+ 4

Por meio de 40 cubos que contavam com faces espelhadas, para chamar atenção para os importantes elementos que compõe a paisagem do centro; com motivo gradil, elemento presente na arquitetura da cidade e que faz alusão à segurança; e o mais importante, letras que compunham a frase #CentroPraQuem?, reivindicando à quem pertence esses espaços.

Cortesia de Pós DAEE

A intervenção urbana além de efêmera teve um caráter itinerante, passando por locais de interesse do centro da cidade como a Praça Vidal de Negreiros (Ponto de Cem Réis), a Praça Rio Branco, O adro da Igreja de São Francisco, a Casa da Pólvora, finalizando na Praça Anthenor Navarro.

Cortesia de Pós DAEE

Na Praça Anthenor Navarro, as peças formando a hashtag #CentroPraQuem? foram deixadas expostas até serem apropriadas e posteriormente levadas pela população que frequentava a praça, durando um dia, e fazendo jus a efemeridade da proposta.

Cortesia de Pós DAEE

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Workshop Internacional questiona vulnerabilidades do Centro Histórico de João Pessoa" 20 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783624/workshop-internacional-questiona-vulnerabilidades-do-centro-historico-de-joao-pessoa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.