Mais! Bistrô Impermanente / Butiá Arquitetura

Mais! Bistrô Impermanente / Butiá Arquitetura - Fachada, Janela, AidoMais! Bistrô Impermanente / Butiá Arquitetura - Mesa, CadeiraMais! Bistrô Impermanente / Butiá Arquitetura - Mesa, Prateleira, Bancada, CadeiraMais! Bistrô Impermanente / Butiá Arquitetura - Mesa, CadeiraMais! Bistrô Impermanente / Butiá Arquitetura - Mais Imagens+ 15

Porto Alegre, Brasil
  • Obra: ERO Engenharia
  • Estrutura Forro: Tecmov
  • Branding / Marca: EAT
  • Projeto Elétrico: Drive Engenharia
  • Projeto Hidrossanitário: Asolon
  • Marcenaria: Bellart Móveis e Marvan Arte Móveis
  • Autores: Lívia Fonseca, Mariana Andrade, Franco Benetti
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Mais! Bistrô Impermanente / Butiá Arquitetura - Mesa
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Mais! Bistrô Impermanente surgiu em co-criação com o sonho e a vontade do cliente em criar um negócio e um espaço que fizesse sentido de um modo mais amplo. O Mais! parte do princípio de que podemos - enquanto sociedade - oferecer um pouco a mais para o nosso contexto, independente da proporção das nossas atitudes.

Mais! Bistrô Impermanente / Butiá Arquitetura - Mesa, Iluminação, Cadeira
© Marcelo Donadussi

O forte propósito do negócio em gerar o bem, refletiu e contribuiu diretamente no desenvolvimento e conceito do projeto de arquitetura. A inspiração inicial de Venice Beach, na Califórnia, foi adaptada para a cidade e para o público de Porto Alegre. O objetivo era desenvolver um espaço democrático e versátil, em que todos se sentissem a vontade para se conectar e interagir a todo o momento, aliando a ideia de criar um local único de linguagem jovem e contemporânea.

Mais! Bistrô Impermanente / Butiá Arquitetura - Fachada, Janela, Aido
© Marcelo Donadussi

A demanda era bastante objetiva: projetar um bar/restaurante e um espaço de convívio externo em um imóvel localizado na Rua Silva Jardim, 298 - no bairro Auxiliadora - com 270 m² de área construída e 110 m² de área aberta e grande pé direito. Nesse edifício era necessário distribuir um amplo programa de necessidades que foi separado em diferentes espaços: térreo, andar superior, andar inferior, área externa de frente e área externa de fundos.

Plantas

No andar superior ficou toda a parte de produção: cozinha, depósitos, forno de pizza, câmara fria, sanitário para funcionários e o escritório. A área externa da fachada, além de concentrar todas as instalações de água, gás, energia e armazenamento de lixo, foi pensada para receber um bicicletário. No andar térreo (mesmo nível da rua) fica o salão principal com mesas para o público, um grande balcão para atendimento do bar e caixa, área de apoio do bar, um pequeno depósito e o sanitário PNE. 

Cortes

Uma ampla escada revestida em madeira pinus direciona o público para o salão de mesas no andar inferior (mesmo nível da área dos fundos). Nesse espaço temos uma área de apoio aos garçons, sanitários masculino e feminino, um segundo e menor balcão de atendimento do bar, lounge e área de mesas.

Mais! Bistrô Impermanente / Butiá Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

No mesmo nível do salão inferior, porém na área externa do restaurante, temos o espaço de convívio. Uma ampla área de deck, arquibancada de madeira e tela para projeção de vídeos compõem o espaço que usa bastante o verde: através de grama, samambaias e vegetação trepadeira. Uma edificação de blocos de concreto foi construída para ser utilizada como apoio e retaguarda do restaurante, lá estão o depósito, lavanderia, sanitário e vestiário de funcionários.

Mais! Bistrô Impermanente / Butiá Arquitetura - Tijolo
© Marcelo Donadussi

Materiais

Materiais simples e de grande efeito, transformam toda a atmosfera do lugar. O chapisco com corante preto veio como alternativa de revestimento de baixo custo para as paredes com a estrutura de tela metálica para a exposição de quadros. Os balcões dos bares e percursos no piso para marcação dos ambientes, foram revestidos com réguas de pedra ardósia preta natural. Os tampos dos balcões dos bares são em madeira Angelin tingida com pintura verniz PU acetinado.

Mais! Bistrô Impermanente / Butiá Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Forro

As cordas de sisal conferem uma forte identidade ao projeto. O efeito e a reação de surpresa com o uso inusitado desse material, impressiona pela simplicidade. Na parte frontal do restaurante, onde o pé direito é de mais de 5 metros, as cordas foram instaladas para trazer mais conforto e gerar um efeito estético interessante na chegada do restaurante, reduzindo o pé direito com um elemento de força e ao mesmo tempo oferecendo permeabilidade visual. Na área central do restaurante, as cordas foram tramadas em uma estrutura de malha metálica em diferentes sentidos, gerando movimento e ritmo. Essa estrutura, além de estética, tem a função de luminária para o ambiente, uma vez que todas as lâmpadas do conjunto estão direcionadas para as cordas que refletem para o salão o efeito de luz e sombra. Réguas de madeira pinus tingidas foram usadas no forro no salão inferior e nas estruturas suspensas no salão superior. A instalação com espaçamento entre as réguas elimina a monotonia do forro.

Mais! Bistrô Impermanente / Butiá Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela
© Marcelo Donadussi

Fachada

O objetivo era gerar identidade e destaque ao projeto, sem desconstruir a fachada de pele de vidro existente no imóvel. A permeabilidade visual entre o interior e exterior e a iluminação natural eram desejadas, porém precisariam ser atenuadas. A solução se deu com a criação de uma moldura em estrutura metálica e com aplicação de chapas de aço perfuradas no seu interior, fazendo a função de “brise soleil”. A escolha desse elemento permitiu a redução da incidência solar no interior do restaurante e, mesmo assim, a visualização dos elementos do forro de corda com iluminação noturna.

Mais! Bistrô Impermanente / Butiá Arquitetura - Janela, Fachada, Aido
© Marcelo Donadussi

 Mobiliário / Cores

Como o objetivo do bistrô é a impermanência, através da constante mudança de cardápio, decoração, exposições de quadros, disposição de mesas, entre outros, optou-se pela escolha de mobiliários e materiais com cores neutras e atemporais (madeira, cinza, preto e branco), afim de não interferir nesse processo de mudança e impedir o uso restrito da cor como decoração em todo o espaço.

Mais! Bistrô Impermanente / Butiá Arquitetura - Mesa, Prateleira, Bancada, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Silva Jardim, 298 - Auxiliadora, Porto Alegre - RS, 90450-070, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mais! Bistrô Impermanente / Butiá Arquitetura" 10 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783510/mais-bistro-impermanente-syndrome> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.