7 exemplos de como apresentar os ambientes internos de seus modelos 3D

Ao se produzir um modelo virtual 3D, assim como uma maquete física, um dos maiores desafios é como transmitir efetivamente a atmosfera do projeto de interiores. Isso é dificultado ainda mais pelo fato de, historicamente, os modelos virtuais 3D e softwares de visualização abordarem a modelagem a partir de um objeto em torno do qual o usuário orbita, em vez de um espaço visto de dentro.

No entanto, há uma variedade de técnicas que podem ser usadas para exibir interiores de modo mais eficiente. No segundo artigo da série Selected by Sketchfab , nossos parceiros do Sketchfab escolheram os melhores exemplos de modelos disponíveis em sua plataforma que mostram os espaços internos de modo inventivo.

Opção 1: Planta seccionada

A primeira opção seria remover o teto e parte das paredes do modelo para apresentar algo que está entre um modelo completo e uma planta. O ponto positivo desta técnica é que se trata de um jeito simples de apresentar toda a planta, em vez de um único espaço:

A planta seccionada também pode ser usada para destacar certos aspectos do projeto. No modelo a seguir, a altura da seção varia de acordo com os espaços:

Usando este método, o arquiteto pode destacar a amplitude dos espaços de estar,em oposição aos banheiros e cozinha apertados que se localizam do outro lado da parede. No entanto, isso também ressalta a fraqueza deste modo de representação: não é adequada para visualização em primeira pessoa, já que o observador está posicionado acima da altura das paredes.

Opção 2: Remover paredes e teto

Uma opção que é mais adequada para a visualização em primeira pessoa consiste em simplesmente remover algumas paredes e o teto do modelo para oferecer ao usuário a possibilidade de ver o interior a partir do exterior. Esta técnica é adequada para mostrar espaços reduzidos e também pode ser usada para exibir espaços adjacentes, como se pode ver no modelo a seguir:

mais uma vez, esta técnica pode ser usada para destacar certos elementos do projeto. No modelo a seguir, apenas uma parede e o teto foram removidos, destacando a natureza simétrica do projeto.

Além disso, o modo como o modelo é concluído neste estilo pode dar pistas de como a seção que está sendo mostrada se adequa ao resto do projeto. No modelo a seguir, os limites do modelo não são precisos, mas fragmentados, sugerindo que a cozinha é maior que aquilo que esta sendo mostrado:

Outro aspecto sobre o modelo a cima é que se você se posicionar em um ponto acima do volume, o teto se torna invisível, permitindo ver o espaço abaixo. Isto nos leva a nossa última técnica de representação de interiores...

Opção 3: Ora você vê, ora não

Quando uma superfície é construída em um modelo 3D, é estabelecido um "exterior" e um "interior", determinado pelo vetor normal do plano. E, quando rendezidado, apenas o "exterior; pode ser visto; se visto a partir do lado oposto a normal, o plano se torna invisível. Este efeito ocorre também no Sketchfab, o que significa que se você está mostrando um único ambiente, você pode fazê-lo com paredes, forros e pisos que não tem espessura. Voltando todas as normais para dentro do modelo é possível ver o interior a partir do exterior, porém, quando visto de dentro, em primeira pessoa, o espaços se torna completamente fechado:

Esta técnica, no entanto, tem um grande ponto negativo, já que só é possível mostrar um único ambiente. Todavia, usada nos casos certos, é muito eficiente tanto para vistas mais amplas como para vistas em primeira pessoa. Este aspecto pode ser reforçado com anotações que permitem aos designers selecionar as melhores vistas de seu projeto, como mostrado no exemplo a seguir:

Apresentar espaços internos em modelos 3D pode ser desafiador, especialmente quando se deve apresentar também  o projeto arquitetônico geral. No entanto, usar alguma destas três técnicas explicadas acima - ou uma combinação delas - pode ser de grande valia para transmitir a atmosfera de seu projeto de interiores. 

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "7 exemplos de como apresentar os ambientes internos de seus modelos 3D" [7 Examples of How to Show Off Interiors in Your 3D Models, As Selected by Sketchfab] 15 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783492/7-exemplos-de-como-apresentar-os-interiores-de-seus-modelos-3d> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.