Como o Minecraft está inspirando a próxima geração de jovens arquitetos

Para muitos arquitetos, uma obsessão com o projeto vem desde uma idade muito jovem - muitas vezes, uma carreira de arquitetura começa com brinquedos como blocos de madeira ou o clássico LEGO. Nos últimos anos, porém, um novo concorrente surgiu para inspirar mentes arquitetônicas jovens: Minecraft. Neste artigo, originalmente publicado em Autodesk's Line//Shape//Space como "Minecraft Architecture: What Architects Can Learn From a Video Game,", Kim A O'Connell analisa a influência crescente do Minecraft no desenho e educação arquitetônica, incluindo a crescente presença da equipe global da "Blockworks".

Desde que estourou no cenário dos jogos em 2009, Minecraft tornou-se um dos jogos mais populares do mundo, tanto que a Microsoft comprou o jogo e a companhia que o produzia por uma quantia de $ 2,5 milhões, em 2014.

Hoje, a plataforma de construção também tem atraído a atenção de arquitetos e designers. Poderia um jogo de computador realmente mudar a forma como a arquitetura é ensinada e praticada?

Como o Minecraft está inspirando a próxima geração de jovens arquitetos - Mais Imagens+ 1

Para aqueles que não estão familiarizados com o jogo (ou que não têm crianças em idade escolar), o Minecraft permite aos usuários construir casas, cidades, bunkers subterrâneos e mundos virtuais utilizando cubos texturizados que representam diferentes materiais. O crude, plataforma cubista, cria uma paisagem pixelizada que se parece com uma versão rústica de um conjunto de LEGO. Além de seus próprios mundos de fantasia de formas livres, os usuários do Minecraft têm replicado praticamente todos os prédios famosos que existem, incluindo o Taj Mahal, a Casa Branca e o Burj Khalifa.

Questionado pelo jornal The Guardian “para construir uma visão moderna da vida urbana em uma cidade limpa e sustentável em Minecraft, "Blockworks criou Climate Hope City utilizando tecnologias e protótipos verdes existentes para um projeto sustentável. Imagem Cortesia de BlockWorks.

Arquitetos tomaram conhecimento do fenômeno da arquitetura Minecraft. BlockWorks, por exemplo, é uma equipe global de arquitetos e designers de animação que utilizam o Minecraft em uma ampla gama de projetos dentro dos reinos dos jogos, mídia e educação. Dirigido por James Delaney, atualmente estudante de arquitetura na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, Blockworks foi lançado em 2013 e agora tem 41 construtores oriundos de mais de 10 países, na faixa etária de 14-44 anos.

"A equipe evoluiu a partir de quatro de nós que jogavam criativamente o Minecraft online", diz Delaney. "Começamos a construir em maior escala e a nível de detalhe e logo se tornou aparente que o Minecraft tem potencial para ser uma ferramenta séria de projeto. Começamos a trabalhar na indústria de jogos e criar mapas de jogos e mundos para os jogadores do Minecraft. A medida que começou a tomar tempo, ampliamos a equipe para atender a essa demanda ".

Construído como entrada para o Planeta Minecraft para a competição “Revolução Industrial ”, a equipe BlockWorks foi capaz de mostrar o seu processo de trabalho sob a forma de uma compilação Minecraft . Imagem Cortesia de BlockWorks

Para Delaney e seus colegas, o Minecraft é realmente uma ferramenta de desenho assistido pelo computador. Ele acredita que há uma facilidade com a qual as pessoas podem começar a construir nesta plataforma (contando kindergartners entre seus usuários). Ela ajuda a que Minecraft opere a partir do que Delaney chama de "perspectiva humana," construindo conforme você se move e habita um espaço.

A ênfase na capacidade de colaboração em tempo real também é um elemento crítico, diz Delaney. compartilhamento online é uma característica marcante da geração do milênio e uma reminiscência de ferramentas arquitetônicas atuais, como Building Information Modeling (BIM), que permite aos arquitetos, clientes e usuários finais trocar informações de desempenho a um grau muito mais refinado do que nunca.

Construído como entrada para o Planeta Minecraft para “Underwater Wonderland Contest,” o Faberzhe Palace mistura de fantasia e estilos arquitetônicos eslavos . Imagem Cortesia de BlockWorks

Em essência, o Minecraft pode incentivar uma abordagem mais democrática e populista de fazer arquitetura. Este é um conceito que arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, principal fundador da empresa BIG, afirmou em seu filme Worldcraft, que foi exibido durante o anual Future of StoryTelling em Nova York, em 2014. "Mais de 100 milhões de pessoas utilizam o Minecraft, onde eles podem construir seus próprios mundos e neles habitarão através do jogo ", diz ele no filme. "Esses mundos fictícios capacitam as pessoas com as ferramentas para transformar seus próprios ambientes. Isto é o que a arquitetura deveria ser ".

A cultura de compartilhamento do Minecraft é vital para a manutenção de uma comunidade criativa saudável, diz Delaney. "Este é uma das nossas principais razões para tomar muito cuidado sobre o nosso próprio portfólio digital", diz Delaney. "O portfólio também serve ao propósito de atrair novos clientes."

Entre outros projetos, o portfólio do Blockworks inclui uma recriação da famosa famosa Villa Rotonda, de Andrea Palladio construída em associação com a Royal Institution of British Architects (RIBA), juntamente com informações básicas sobre conceitos palladianos e plantas de outros edifícios de Palladio, de modo que outros usuários do Minecraft possam testar construções semelhantes.

Produzido em colaboração com o Royal Institute of British Architects, este projeto Minecraft coincidiu com uma exposição RIBA. Seu objetivo era envolver um público mais jovem, com arquitetura brutalista. Imagem Cortesia de BlockWorks.

Outro projeto, patrocinado pelo jornal The Guardian, pediu à equipe para construir uma cidade virtual usando ferramentas e tecnologias existentes para criar o ambiente urbano mais sustentável possível. Esta "cidade" é curva e orgânica, com parques eólicos e uma estrutura baseada na Catedral de St. Paul, em Londres, cuja cúpula clássica é realmente a vegetação "bioma", que se conecta com passado, presente e futuro.

No verão passado, no evento RIBA’s Day of Play, o BlockWorks apresentou um workshop e competição de uma construção Brutalista, onde jovens adeptos ao jogo trouxeram seus próprios notebooks e se conectaram ao servidor RIBA Minecraft, , onde através da escolha de um terreno foi solicitada a criação de edifício Brutalista. Cerca de 120 jovens participaram, na faixa etária de 12 a 20 anos de idade e representando 22 países.

Competição com o tema Terra-do-Nunca. Imagem Cortesia de BlockWorks.

Minecraft está funcionando como uma ferramenta educacional em outros lugares também. A Fundação de Arquitetura de Chicago ofereceu acampamentos de verão Minecraft para alunos de 7 anos a 18, e o Zaniac, um centro de educação pós-escolar em Utah, ofereceu aulas de arquitetura no Minecraft, também. MinecraftEdu é uma versão oficialmente sancionada do jogo que é projetado especificamente para uso em sala de aula e adaptado por parte dos professores. Planos de ensino abrangem tudo, de matemática à história da arte; codificação e, sim, arquitetura.

"Enquanto os arquitetos de hoje cresceram brincando com LEGO, não tenho nenhuma dúvida de que a próxima geração terá crescido jogando Minecraft", diz Delaney. "As pessoas têm que parar de pensar nisso como um jogo. É uma ferramenta de CAD, e como tal, é a mais amplamente usada em todo o mundo. Estamos ansiosos para diminuir as lacunas entre o projeto e a realidade. "

Veja outros projetos feitos no Minecraft pelo BlockWorks em seu portfólio online.

Sobre este autor
Cita: O'Connell, Kim A. . "Como o Minecraft está inspirando a próxima geração de jovens arquitetos" [How Minecraft is Inspiring the Next Generation of Young Architects] 14 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783464/como-o-minecraft-esta-inspirando-a-proxima-geracao-de-jovens-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.