Um passeio virtual pela Case Study House #9 (Entenza House) de Eames e Saarinen

Este mês compartilhamos o passeio virtual por uma residência bela e simples de estrutura metálica projetada por Charles Eames e Eero Saarinen. O Case Study House Program, iniciado por John Entenza em 1945 em Los Angeles, foi concebido para oferecer ao público modelos de habitações modernas de baixo custo. Prevendo o boom na construção civil após a Segunda Guerra Mundial, Entenza convidou renomados arquitetos, como Richard Neutra, para projetar e construir casas para clientes usando materiais doados de fabricantes e da indústria da construção.

Entenza era o editor da revista mensal Arts & Architecture, na qual publicou as ideias dos arquitetos que havia convidado. Dois destes arquitetos eram Eero Saarinen e Charles Eams, que, para a Case Study House n° 9, Entenza convidou a projetarem sua própria casa. A residência foi construída a apenas alguns metros da casa Charles e Ray Eames, que a dupla também construiu como parte do programa.

The Entenza House em 2011. Imagem © Andrew B Hurvitz (Flickr user hereinvannuys)

A Eames House consiste em dois pavilhões adjacentes de pé-direito duplo e foi originalmente projetada por Charles Eames e Eero Saarinen. Ela foi substancialmente modificada por Ray, esposa de Charles, durante o processo de construção. Devido a estas mudanças - e apesar de algumas similaridades com a Entenza House em relação ao tratamento das fachadas - um escritor escreveu na época que elas eram "tecnologicamente gêmeas, mas arquitetonicamente opostas" [1]; a Eames House poderia ser descrita como vertical, enquanto que a Entenza House era muito mais horizontal.

Screenshot do modelo. Cortesia de Archilogic

A Entenza House, por sua vez, não passou por muitas modificações. Foi construída em 1949 quase da mesma forma que fora publicada na Arts and Architecture, como uma rigorosa construção de aço e vidro com um espaço aberto e adaptável que poderia ser modificado dependendo do número de membros da família e convidados. Os arquitetos dispuseram quatro colunas no centro da estrutura com o objetivo de criar um interior amplo com o mínimo possível de obstruções. Mantendo-se fiel a este princípio, a área coletiva da casa, com 11 metros de comprimento, podia ser dividida em diferentes áreas de descanso, jantar e encontro. 

The Entenza House em 2011. Imagem © Andrew B Hurvitz (Flickr user hereinvannuys)

Os materiais internos consistem basicamente em forros de gesso e painéis de madeira para as divisórias. Uma chaminé se localiza no meio do espaço de estar e o quarto fica exposto para a área coletiva, mas pode ser isolado com as divisórias deslizantes. 

The Entenza House em 2011. Imagem © Andrew B Hurvitz (Flickr user hereinvannuys)

Entenza viveu e trabalhou nesta casa por cinco anos. Assim que a vendou, o projeto original foi modificado diversas vezes. Outras casas foram construídas no terreno, alterando o contexto da casa. 

The Entenza House em 2011. Imagem © Andrew B Hurvitz (Flickr user hereinvannuys)

Christa Gebert é curador do Alte Fabrik e um admirador doCase Study House Program. O modelo 3D incluído neste artigo foi desenvolvido por Orest Karaskevych, do Archilogic. Fotografias por Andrew B. Hurvitz.

Screenshot do modelo. Cortesia de Archilogic

Não deixe de rever os outros modelos do Archilogic publicados em nossa página.

References

  1. Quoted in Elizabeth A.T. Smith, Case Study Houses, (Taschen-Verlag, 2006) p.27

Sobre este autor
Cita: Christa Gebert, Archilogic. "Um passeio virtual pela Case Study House #9 (Entenza House) de Eames e Saarinen" [A Virtual Look Into Eames and Saarinen's Case Study House #9, The Entenza House] 13 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783346/um-passeio-virtual-pela-case-study-house-number-9-entenza-house-de-eames-e-saarinen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.