317 Unidades Habitacionais Populares / SV60

317 Unidades Habitacionais Populares / SV60 - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: SV60; SV60
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jesús Granada
  • Construção: VIAS y Construcciones
  • Equipe De Obras: Antonio G. Liñán, Antonio González Cordón, Luis E. Villar
  • Supervisão: Manuel López Ruiz
  • Serviços De Engenharia E Estrutural: Edartec Consultores, Grupo JG, Fernando Medina
  • Arquiteto Responsável: Antonio G. Liñán
  • Equipe De Projeto: Luis E. Villar, Víctor Silveira, Esteban Valencia, Mª Luz Villar, Daniel Montes, Jose G. Mora, Sara Speranza
  • Cidade: Ceuta
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Jesús Granada

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dado o caráter único da iniciativa designada a proporcionar habitação subsidiada baseada em uma atitude que é contemporânea e sensível às tendências sociais atuais, uma estratégia compreensiva tem sido adotada baseada na interpretação do lugar e a pesquisa tipológica baseada na melhoria das condições de vida e seus processos. Isto se dá através do aumento da qualidade de habitações que são sustentáveis e adaptadas às várias considerações que influenciam a construção do conceito arquitetônico.

Nós entendemos que o lugar como acumulador de situações, elementos ou eventos que são construídos como um conceito único baseado na visão mais ampla e complexa que estabelece linhas guias de reconhecimento daquilo que está além dos valores estritamente visuais ou físicos. O lugar que prevemos possui ventos, luz, espaços maleáveis, a memória futura de seus habitantes, além de certos padrões de desenvolvimentos imobiliário que já são estabelecidos. 

Planta Baixa

Baseado nesta interpretação, uma intervenção é proposta de acordo com as circunstâncias vigentes para o local e tentativas de integrar-se como elemento abstrato sobreposto através de um padrão geométrico que comanda toda a operação. Este margem nos permite alinhar todos os fatores pertencentes ao projeto para propor uma abordagem geral que é unitária em termos de construção e desenho urbano.

© Jesús Granada

Trazemos para a mesa uma série de parâmetros com o objetivo de criar um fragmento independente de uma cidade que reconstrói essências perceptivas associadas com o próprio entendimento do lugar. Espaços vazios, praças, ruas, pátios e pontos de vantagem são configurados como elementos básicos para definir nossa nova "vizinhança".

Detalhe

Devido à grande inclinação do terreno (40 metros de diferença de nível), a proposta consiste em modificar a topografia através de uma série de terraços integrados no marco geométrico, com inclinações de aproximadamente 5 metros, e é nele que os diversos edifícios estarão. Estes edifícios se adaptam às diferentes inclinações adotando um padrão de implantação em busca das melhores orientações principalmente na direção norte-sul (que corresponde à orientação da maioria dos blocos). Além disto, esta disposição é produzida em relação às ruas adjacentes afim de permitir o acesso de pedestres aos diversos pontos do terreno. Os edifícios dispõem de uma maneira que confere maior importância aos espaços e sua relação com o terreno que à sua própria forma.

© Jesús Granada

É previsto um programa misto (principalmente residencial) que se baseia na inclusão de 317 habitações sociais  (32,742.46 m²) e uma série de espaços comerciais que estão distribuídos estrategicamente ao redor dos diferentes partes do terreno, juntamente com o fornecimento de espaços de estacionamento que estão disponíveis associados a cada edifício em seu subsolo que ocorrem no arranjo escalonado.

© Jesús Granada

O objetivo, a partir da percepção externa do projeto, é para a continuidade do espaço, e a disposição escalonada, com plantas que se convertem em zonas cobertas com acesso de pedestres, e a possibilidade de se mover pelas diferentes parcelas como um bairro onde se produzem situações urbanas como praças, mirantes, ruas, e todas qualidades que fazem que o projeto dependa mais da vida de seus habitantes que na arquitetura.

© Jesús Granada

A ideia responde à um modelo de construção que possui como objetivo melhorar a qualidade de vida através do uso de sistemas que otimizem as condições de uso e economia de energia, fomentando sempre que possível o uso dos recursos naturais locais. A quantidade de luz direta que recai nas fachadas é controlado através de um sistema de "fachada profunda" - cuja profundidade varia dependendo da orientação, mais profundo ao sul e em menor quantidade ao norte. Esta estratégia garante que durante o verão, a luz do sol não impacta diretamente o interior das casas, mantendo assim melhores condições climáticas, e no inverno (quando o sol está mais baixo) que incida diretamente para aquecer os apartamentos. É proposto um sistema de ventilação cruzada, já que todas as habitações possuem dupla orientação. Este sistema se baseia em um pátio interno conectado ao exterior de terraços, que mudam sua orientação para melhorar a circulação do ar e manter as casas continuamente ventiladas.

© Jesús Granada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ceuta, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "317 Unidades Habitacionais Populares / SV60" [317 Social Housing Units / SV60] 11 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783293/317-unidades-habitacionais-populares-sv60> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.