Centro de Tecnologia e Inovação da Universidade de Strathclyde / BDP

Centro de Tecnologia e Inovação da Universidade de Strathclyde / BDP - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: BDP
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  25000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Barbour
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Architectural Panel Solutions
  • Construção: Lend Lease
  • Gerenciamento De Projeto E Orçamento: Gardiner and Theobald
  • Engenharia Ambiental: KJ Tait
  • Engenharia Civil E Estrutural: Struer Consulting Engineers
  • Cliente: Universidade de Strathclyde
  • Sustentabilidade: O edifício foi projetado para alcançar os critérios BREEAM Excellent.
  • Custos: £56M
  • Cidade: Glasgow
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
© David Barbour

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Tecnologia e Inovação da Universidade de Strathclyde é um centro de pesquisa, colaboração e conferências com oito pavimentos no coração de Glasgow, na Escócia. O edifício oferece laboratórios especializados, espaços de pesquisa e espaços para reuniões colaborativas para cerca de 900 funcionários. Além disso, ele oferece instalações para conferências e salas de reuniões, incluindo dois auditórios, com 150 e 450 lugares.

© David Barbour

O projeto do Centro promove troca de conhecimento, estimulando a troca de ideias com as organizações privadas e públicas visando melhorar o empreendedorismo entre a universidade e as empresas, o envolvimento da indústria e comércio na pesquisa e através de parcerias estratégicas, redes, alavancagem mútua e valores.

Corte

Através da colaboração e interação entre o grupo de clientes e a equipe de arquitetura, o desejo era criar um edifício de referência. Ele precisava ser flexível e totalmente acessível, com espaços facilmente reconfiguráveis, além de ser altamente sustentável.

© David Barbour

Sua forma é relativamente simples. Um anel triangular que acomoda os espaços é flexível e eficiente em termos de circulação e espaços de serviço. A luz natural ilumina a grande maioria dos espaços através da fachada externa ou pelo átrio central.

Planta Baixa - 1o Pavimento

A gama de tipos espaciais ilustra um caráter mais complexo com relação ao planejamento detalhado do próprio edifício. Os espaços de laboratório e oficinas ficam próximos aos espaços de trabalho e o intercâmbio de conhecimentos e pesquisas, assim como trocas sociais, acontecem nos espaços comuns ao centro.

© David Barbour

A planta triangular explora a área do terreno disponível. Essa forma resulta em um edifício que é uma intervenção única na matriz urbana, respeitando seu entorno. O Centro de Tecnologia e Inovação tem uma forma expressiva, resultado de uma avaliação do seu programa e do contexto local. O Centro é maior ao longo da fachada norte (subindo 8 pavimentos) para tirar o melhor proveito da luz natural difusa e para criar uma presença cívica na George Street. O edifício diminui em escala para na fachada sul para combinar com os edifícios vizinhos existentes.

© David Barbour

O Centro de Tecnologia e Inovação é o marco de Tecnologia Internacional da Escócia e da Zona Energia Renovável (ITREZ), que é uma pesquisa global e um pólo de desenvolvimento, trazendo empresas e universidades para trabalhar em conjunto no desenvolvimento do setor de energias renováveis.

© David Barbour

A empresa de arquitetura BDP foi nomeada em 2011 para desenvolver o projeto. A aprovação de planejamento foi concedida no início de 2012 e os trabalhos no local começaram em agosto de 2012. O edifício foi concluído em fevereiro de 2015.

© David Barbour

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Universidade de Strathclyde, 16 Richmond St, Glasgow G1 1XQ, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Tecnologia e Inovação da Universidade de Strathclyde / BDP" [Technology and Innovation Centre / BDP] 07 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783267/centro-de-tecnologia-e-inovacao-da-universidade-de-strathclyde-bdp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.