Museu Folclórico de Romsdal / Reiulf Ramstad Architects

Museu Folclórico de Romsdal / Reiulf Ramstad Architects - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Reiulf Ramstad Arkitekter; Reiulf Ramstad Arkitekter
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
© Erik Hattrem, Reiulf Ramstad Arkitekter

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu Folclórico de Romsdal é uma atração arquitetônica e um ponto de referência que incorpora a história e a identidade para toda a região. Nossa intenção neste projeto era levar a estrutura a sinalizar seu significado e função através de uma expressão arquitetônica e o uso de materiais locais. A escala do edifício se refere à urbanidade e morfologia da cidade. O layout geral do museu estabelece as conexões com a cidade ao conectar diferentes áreas do entorno em uma planta geral onde a circulação é ligada à uma estrutura unificada. O projeto transmite uma atitude aberta e progressiva que torna utilização diversificada possível.

© Erik Hattrem, Reiulf Ramstad Arkitekter

O projeto do museu está enraizado na racionalidade e sustentabilidade. A geometria da planta é bastante simples, as formas angulares características são limitadas à cobertura e às paredes externas, fazendo da circulação e organização interna algo claro e flexível. As áreas públicas são claramente separadas da ala da administração, que está localizada no térreo e no primeiro pavimento. As salas de exposições, o auditório e a biblioteca estão posicionadas no térreo para aumentar a flexibilidade e a experiência do usuário. A transparência da sala de recepção permite o suporte de atividades internas e externas. Grandes portas de correr separam as áreas de exposições permanentes e temporárias, dando aos curadores a habilidade de combinar ou separar os espaços. Os arquivos e salas para as oficinas estão localizados no pavimento subterrâneo, com a circulação vertical de grandes itens facilitada por um elevador de grandes mercadorias.

Planta Baixa

A madeira de Pinus é o elemento de construção principal do museu. As paredes externas e cobertura são feitas de madeira bruta em combinação com vigas metálicas quando necessário. O terreno implicava a utilização de concreto, no entanto o seu uso foi reduzido apenas às fundações. As paredes externas e coberturas revestidas com painéis de pinus facilitam a manutenção.

© Erik Hattrem, Reiulf Ramstad Arkitekter

As diferentes aberturas filtram a luz do sol de tal maneira que o espaço interno é enriquecido com gradações de luz nuances translúcidas. No entanto, as salas de exposição principais são como caixas pretas fechadas, dando aos curadores total controle da iluminação artificial nestas áreas. Todas as aberturas possuem vidros de alta performance energética, e alguns lugares possuem cores e padronagens impressas em serigrafia.

O impacto na sociedade nórdica

O Museu Folclórico de  Romsdal é um belo exemplo de uso estratégico de soluções construtivas low-tech. Incorpora a política nacional na Noruega de se dirigir a um futuro mais sustentável. O museu é construído utilizando tecnologia norueguesa para tratamento de madeiras e atua como uma vitrine para o desenvolvimento cultura.

© Erik Hattrem, Reiulf Ramstad Arkitekter

Neste edifício, as pessoas de Molde assim como os demais visitantes e turistas recebem a oportunidade de se conectar e construir uma ampla comunidade. O museu abriga não apenas exposições sobre a cultura norueguesa, mas também diferentes concertos, oficinas e palestras em sua agenda diária.

Corte

As formas arquitetônicas reúnem o folclore cultural da região e as qualidades da paisagem característica da área em uma grande composição. A variedade de perspectivas e atividades garantem um grande público, com o museu se tornando um centro vivo de exploração da história, cultura contemporânea e o futuro da região.

© Erik Hattrem, Reiulf Ramstad Arkitekter

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Molde, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Folclórico de Romsdal / Reiulf Ramstad Architects" [Romsdal Folk Museum / Reiulf Ramstad Arkitekter] 08 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783214/museu-folclorico-de-romsdal-reiulf-ramstad-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.