Castelo de Peratallada / MESURA

Castelo de Peratallada / MESURA - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: MESURA; MESURA
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Salva Lopez
  • Colaborador: Dr.Joan Albert Adell
  • Construtora: Burgos Gasull
  • Marmorista: Kendra
  • Iluminação: Adymus
  • Cidade: Peratallada
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Salva Lopez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Castelo de Peratallada, localizado no município de Baix Empordà (Catalunha, Espanha) é considerado patrimônio nacional por seu valor artístico e histórico, preservando através das espessas paredes de pedra o passado medieval. Sua composição conta com um novo paisagismo feito pelo estúdio de arquitetura MESURA. Peratallada, cujo nome deriva implicitamente dos vocábulos "pedra cortada" é um dos enclaves medievais mais singulares do país, graças ao ostentoso castelo composto por vários edifícios que dividem um pátio comum.

Isométrica

No coração deste pátio, uma tímida e camuflada residência de veraneio, lugar de retiro para o corpo e mente, reclama por um jardim com terraço.

© Salva Lopez

O categórico respeito a história do lugar e um uso material de origem local, junto com a decisão projetual de utilizar a piscina (e os três níveis que a acompanham) como rótula para salvar uma topografia complexa completam a adequação do entorno paisagístico do lugar. 

Detalhe

Próximo a residência, uma bela acácia centenária se ergue como contraponto a horizontalidade do projeto.

© Salva Lopez

O mármore travertino branco de origem turca, materialidade principal do projeto, coloniza os três níveis de terraço mediante peças recuperadas a partir de um projeto alheio em outro povoado da província de Girona. Esta origem de caráter reciclado impõe trabalhar o material em peças de formato reduzido e com distintos tamanhos, através de um trabalhoso encaixe.

© Salva Lopez

A piscina, revestida de micro-cimento incolor, conserva em seu reflexo os vestígios do passado medieval e a natureza do entorno, colaborando com o lugar através do som do constante movimento de água, que corre por um dos lados longitudinais desta área até jazer em um canal deliberadamente inundado. 

© Salva Lopez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Castelo de Peratallada / MESURA" [Peratallada Castle / MESURA] 02 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782937/castelo-de-peratallada-mesura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.