Reabilitação de Casa Rural em Espiunca / ABProjectos

Reabilitação de Casa Rural em Espiunca / ABProjectos - Corrimão, VigaReabilitação de Casa Rural em Espiunca / ABProjectos - Janela, FachadaReabilitação de Casa Rural em Espiunca / ABProjectos - JanelaReabilitação de Casa Rural em Espiunca / ABProjectos - Janela, Fachada, VigaReabilitação de Casa Rural em Espiunca / ABProjectos - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: ABProjectos; ABProjectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  171
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografias:Arménio Teixeira
  • Fundações E Estruturas: Armando Vale
  • Instalações Hidraulicas: Armando Vale
  • Instalações Eléctricas: Luís Pires Oliveira
  • Construtor: João e Pedro Silva, Construções Lda.
  • Área Bruta De Construção (Casa Principal): 171,60 m2
  • Área Bruta De Construção (Palheiro): 80,40 m2
  • Autoria: Ana Isabel Vale e Bárbara Rangel
  • Colaboração: Ana Cardoso
  • Cidade: Espiunca
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Reabilitação de Casa Rural em Espiunca / ABProjectos - Janela
© Arménio Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta intervenção localiza-se na aldeia de Espiunca, no concelho de Arouca, local privilegiado de retiro e descanso devido à paisagem natural envolvente. Situada junto à margem esquerda do Rio Paiva, a aldeia ainda hoje preserva as suas características de ruralidade, que a tornam especialmente interessante.

Reabilitação de Casa Rural em Espiunca / ABProjectos - Floresta
© Arménio Teixeira

O terreno existente possui uma orografia acidentada, orientada a poente e é marcado por dois edifícios construídos a diferentes cotas, ambos em alvenaria de xisto e com coberturas tradicionais, semelhantes à restante construção da zona.

Reabilitação de Casa Rural em Espiunca / ABProjectos - Floresta
© Arménio Teixeira

Com o objetivo de otimizar o potencial turístico de Espiunca, sem criar contrastes dramáticos na envolvente, desenvolveu-se a reabilitação e ampliação das construções existentes, adaptando-as às necessidades de habitabilidade e de conforto atuais. Deste modo, o antigo palheiro e habitação foram reabilitados e tranformados num alojamento de turismo rural.

Reabilitação de Casa Rural em Espiunca / ABProjectos - Janela
© Arménio Teixeira

Sendo que o projeto de reabilitação pretendia respeitar a imagem e volumetria original dos edifícios, foi necessário demolir todos os acrescentos posteriores à época da primeira construção, que não respeitavam o traçado da arquitetura tradicional. A intervenção efetuada pretende preservar a memória do antigo, integrando-o na paisagem, destacando-se a ampliação do edifício com um material leve e translúcido. Assim, as paredes exteriores existentes mantiveram-se em xisto aparelhado e, a nova intervenção, quis-se o mais translúcida possível, executada em caixilharia de ferro. Funcionalmente, os espaços mais antigos com paredes pesadas acabaram por acomodar as divisões da casa que pressupõem um maior grau de intimidade e a sala e a cozinha foram incorporadas no novo espaço que estabelece um diálogo intenso com o exterior.

Planta Baixa
Reabilitação de Casa Rural em Espiunca / ABProjectos - Janela, Fachada, Viga
© Arménio Teixeira

Dadas as reduzidas dimensões do palheiro, este espaço foi transformado de modo a acomodar apenas um estúdio polivalente. Aqui, pretendeu-se que a intervenção preservasse integralmente o aspeto exterior do palheiro, conservando a sua imagem. Assim, as paredes exteriores existentes mantiveram-se em xisto aparelhado e a cobertura foi totalmente recuperada, quer no que diz respeito à técnica, quer aos materiais aplicados.

Reabilitação de Casa Rural em Espiunca / ABProjectos - Janela, Fachada
© Arménio Teixeira

A sobreposição e fixação das peças de ardósia proporcionam um traçado rigoroso que potencia toda a capacidade estética do material. No interior, a grande transformação. Através da utilização da madeira de riga em todos os revestimentos, conseguiu-se um ambiente único e acolhedor, um miradouro sobre uma paisagem fantástica.

Reabilitação de Casa Rural em Espiunca / ABProjectos - Corrimão, Viga
© Arménio Teixeira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:4540 Espiunca, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação de Casa Rural em Espiunca / ABProjectos" 23 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782533/reabilitacao-de-casa-rural-em-espiunca-abprojectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.