Nove projetos serão exibidos em 'In Therapy', a contribuição nórdica na Bienal de Veneza 2016

O Centro Sueco de Arquitetura e Design (ArkDes) divulgou a informação de que In Therapy: Nordic Countries Face to Face — a exposição do Pavilhão Nórdico na Bienal de Veneza 2016, que tem curadoria de David Basulto — será parcialmente composta por "um levantamento da arquitetura nórdica contemporânea". Dos 300 projetos selecionados dentre 500 inscritos, nove, concluídos após 2008 e projetados por escritórios como Tham & Videgård, Reiulf Ramstad Architects e Lahdelma & Mahlamäki, serão estudados com maior profundidade.

"Assim como o pavilhão de Sverre Fehn é a cristalização da arquitetura nórdica - incorporando uma articulação precisa e fluida entre estrutura, luz e natureza -  os nove projetos que escolhemos focar como particularmente representativos da cena contemporânea têm caráter e complexidade semelhantes, porém, com suas próprias identidades", comentou Basulto, que foi selecionado juntamente com James Taylor-Foster, curador-assistente. 

Nove projetos serão exibidos em 'In Therapy', a contribuição nórdica na Bienal de Veneza 2016 - Mais Imagens+ 6

"As nações nórdicas", ele continua, "alcançaram um ponto crucial em suas identidades coletivas, individuais e arquitetônicas. Os 'avós' do estilo nórdico oferecem uma base sobre a qual arquitetos e designers têm, desde então, prosperado e, ao mesmo tempo, sido confinados." O Pavilhão Nórdico proporcionará uma oportunidade de sondar, discutir, argumentar e desafiar o que a arquitetura nórdica realmente é e, talvez ainda mais importante, o que ela pode se tornar nos próximos anos. 

In Therapy utilizará a estrutura da 'Hierarquia de Necessidades', de Abraham Maslow, como lente analítica e painel de observação a partir da qual serão explorados e investigados os projetos que foram instrumentais na construção da sociedade nórdica contemporânea. Segundo os curadores, "embora superficialmente pareça que a Finlândia, a Noruega e a Suécia estejam no 'topo da pirâmide', cada um desses países enfrenta dificuldades e desafios distintos. A exposição revelará a fascinante disjunção entre a visão típica do mundo em relação aos países nórdicos como sendo altamente desenvolvidos e socialmente progressistas, e buscará expor os enormes desafios pelos quais passam, tendo a arquitetura como seu epicentro."

The exhibition will be designed by Stockholm-based practice Marge Arkitekter. Image Cortesia de ArkDes

"Como estrangeiros", continua Basulto, "estamos em uma posição a partir da qual podemos observar e apreciar os projetos enviados por suas individualidades e também por suas conexões históricas, contextuais e sociais." 

Fundação

Arquitetura voltada para as necessidades básicas, envolvendo (mas não limitada a) abrigos, postos de saúde e equipamentos educacionais. Projetos nesta categoria sustentam a sociedade nórdica e frequentemente servem de exemplo para outras nações.

Puukuokka Housing Block / OOPEAA Office for Peripheral Architecture (Jyväskylä, Finland). Image © Mikko Auerniitty
Halden Prison / Erik Møller Architects + HLM (Halden, Norway). Image © Trond Isaksen
Råå Daycare Center / Dorte Mandrup (Kustgaten, Sweden). Image © Adam Mørk

Pertencimento

Arquitetura que decreta programas públicos e cria espaços coletivos nos quais a sociedade se reúne; lugares onde os indivíduos se tornam cidadãos e se relacionam uns com os outros. Isto inclui (mas não se limita a) espaços sacros, cívicos (institucionais, culturais e recreacionais), locais de trabalho (comércio e escritórios) e projetos de infraestrutura.

Seinäjoki City Library / JKMM Architects (Seinäjoki, Finland). Image © Tuomas Uusheimo
Kilden / ALA Architects (Kristiansand, Norway). Image © Iwan Baan
The New Crematorium / Johan Celsing Architects (Stockholm, Sweden). Image © Ioana Marinescu

Reconhecimento

Arquitetura que reconhece e reflete sobre certos processos da sociedade nórdica e seus valores. Como personificações de uma nação altamente desenvolvida, os projetos que se enquadram nesta categoria apresentam uma posição de reflexão em relação à sociedade e destacam seus valores latentes. Entre estes projetos estão monumentos, memoriais e propostas que se relacionam com a paisagem.

Finnish Nature Centre /Lahdelma & Mahlamäki Architects (Haltia, Finland). Image © Mika Huisman
National Tourist Route Trollstigen / Reiulf Ramstad Architects (Trollstigen, Norway). Image via RRA
Tree Hotel / Tham & Videgård (Harads, Sweden). Image © Lindman Photography

Sobre os curadores

Curator David Basulto and Assistant Curator James Taylor-Foster. Image Cortesia de ArkDes

David Basulto (Curador) é um arquiteto chileno, cofundador, CEO e Editor Chefe da plataforma ArchDaily e sua rede de sites em Inglês, Espanhol, Português e Chinês. Já proferiu palestras em instituições de todo o mundo, incluindo a Harvard Graduate School of Design, a Escola da Cidade  em São Paulo, a Tsinghua University em Pequim e o Strelka Institute em Moscou. Já foi curador e editor de diversas exposições e revistas e atua frequentemente como jurado de concursos e prêmios. Ano passado, foi moderador do 2015 Alvar Aalto Symposium em Helsinki.

James Taylor-Foster (Curator Assistente) é um arquiteto, pesquisador e escritor britânico que trabalha na fronteira entre arquitetura, urbanismo e história da arte. Já trabalhou em escritórios de Londres e dos Países Baixos e é atualmente o editor do ArchDaily responsável pela região da Europa. 

A participação nórdica na Bienal de Veneza 2016 é uma colaboração entre o Museu de Arquitetura Finlandesa de Helsinki, o Departamento de Arquitetura do Museu Nacional, em Oslo, e o ArkDes, Centro Sueco de Arquitetura e Design, em Estocolmo. A exposição será projetada pelo escritório Marge Arkitekter, de Estocolmo.

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Nove projetos serão exibidos em 'In Therapy', a contribuição nórdica na Bienal de Veneza 2016" 23 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782483/nove-projetos-serao-exibidos-em-in-therapy-a-contribuicao-nordica-na-bienal-de-veneza-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.