Residência Zilvar / ASGK Design

Residência Zilvar / ASGK Design - Imagem 2 de 24Residência Zilvar / ASGK Design - Imagem 3 de 24Residência Zilvar / ASGK Design - Imagem 4 de 24Residência Zilvar / ASGK Design - Imagem 5 de 24Residência Zilvar / ASGK Design - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: ASGK Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  83
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Petra Hajska
Residência Zilvar / ASGK Design - Imagem 12 de 24
© Petra Hajska

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Zilvar está localizada na periferia de um pequeno povoado ao leste de Bohemia, rodeado por campos e bosques.

Residência Zilvar / ASGK Design - Imagem 7 de 24
© Petra Hajska

O requerimento do cliente era o desenho de uma casa de madeira com baixo consumo de energia e que fosse composta por vários espaços abertos para fomentar a proximidade entre os três membros da família e integrarem-se diretamente com a natureza que rodeia o terreno. Um microclima de chuva frequente, fortes ventos oeste e sol ao leste foi levado em consideração junto a necessidade de paz e tranquilidade longe do ocupado mundo moderno, para criar o ideal de vida.

Residência Zilvar / ASGK Design - Imagem 16 de 24
© Petra Hajska

A inspiração da residência Zilvar surge de um dos filhos do cliente, com somente quatro anos de idade, que queria que o edifício representasse um artrópode inclinando-se em direção a um antigo carvalho. O teto inclinado ao sul, afastado-se da copa do carvalho, faz com que você se sinta dentro da própria árvore, enquanto o teto com inclinação ao norte proporciona uma maravilhosa vista ao campo longínquo. 

Residência Zilvar / ASGK Design - Imagem 20 de 24
Corte

A planta baixa consiste na união entre estar, cozinha e sala de jantar. São três espaços abertos que permitem uma relação direta com as habitações que se encontram na planta superior e os quais se acessa através de uma escada industrial. Além disso, a ilusão ótica de um espaço maior é criada por longos painéis de vidro, portas de correr e continuidade material no solo. O terraço orientado ao norte da residência e protegido da chuva cria um espaço exterior seco e habitável durante todo o ano.

Residência Zilvar / ASGK Design - Imagem 9 de 24
© Petra Hajska

A residência Zilvar foi desenhada como uma residência de baixo consumo de energia; a estrutura exterior é um muro, a partir de vários materiais que permite a entrada e saída de vapores, evitando os sistemas de calefação tradicionais. A estrutura de madeira (2 x 4) foi desenhada usando perfis de madeira KVH. A fachada, a cobertura e os espaços interiores foram feitos de tábuas de madeira; além disso, o revestimento dos exteriores foi tratado com um processo específico que prolonga sua duração. A sala de estar conta com um envidraçamento em grande escala que permite aproveitar luz e calor do sol durante o inverno, enquanto no verão, as grandes portas de correr feitas em madeira, protegem contra a radiação solar na mesma área. 

Residência Zilvar / ASGK Design - Imagem 24 de 24
Diagrama

Tanto o interior como o exterior da casa, junto a luz do sol, alteram dramaticamente a forma da residência fazendo com que o usuário sinta-se um explorador em um cânion. Para os residentes e visitantes, a Residência Zilvar é como um paraíso refrescante e cheio de paz. 

Residência Zilvar / ASGK Design - Imagem 10 de 24
© Petra Hajska

Originalmente publicado em Fevereiro 23, 2016

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Zilvar / ASGK Design" [House Zilvar / ASGK Design] 05 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782453/residencia-zilvar-asgk-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.