Ponte sobre o Rio Ródano / Meier + Associés Architectes

Ponte sobre o Rio Ródano / Meier + Associés Architectes - Imagem 2 de 21Ponte sobre o Rio Ródano / Meier + Associés Architectes - Imagem 3 de 21Ponte sobre o Rio Ródano / Meier + Associés Architectes - Imagem 4 de 21Ponte sobre o Rio Ródano / Meier + Associés Architectes - Imagem 5 de 21Ponte sobre o Rio Ródano / Meier + Associés Architectes - Mais Imagens+ 16

Port-Valais, Suíça
  • Arquitetos: Meier + Associés Architectes
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Colaboradores: R Niogret, AI Pepermans, JC Mathen, JB Lamballe
  • Engenharia Civil: Conus & Bignens SA
  • Cidade: Port-Valais
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Ponte sobre o Rio Ródano / Meier + Associés Architectes - Imagem 6 de 21
© Yves André

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta ponte de 450 metros cria um efeito sobre sua paisagem circundante que não é nada trivial. Mesmo há poucos metros do chão, o impacto deste grande objeto é significativo. Assim como a "arquitetura vertical" de um arranha-céu interage com o seu perfil urbano, a "arquitetura horizontal" da ponte interage com a terra. Neste caso, a terra compreende campos heterogêneos: uma estrada, uma via férrea, aterros, um canal e um rio.

Ponte sobre o Rio Ródano / Meier + Associés Architectes - Imagem 15 de 21
Planta Baixa

A Ponte do Rio Ródano é um objeto de um contínuo que reflete a distribuição de diferentes cargas estáticas. Esta unidade da forma "avança" sobre irregularidades no terreno e interage logicamente com a localização, aumentando progressivamente a sua extensão em linha com o princípio matemático de curvas harmônicas. Os 74 metros necessários para atravessar o rio são integrados neste lógica quase matemática, em que a carga máxima funde "naturalmente" em toda a estrutura, sem esforço visual perceptível. A cor do concreto a partir do qual a ponte é construída cria uma "linha vermelha" através da paisagem.

A forma da pista foi derivada de um desejo de combinar a curva de momentos com a forma, onde as faces biseladas refletem a alteração da extensão. A estrutura é concebida como um escudo que reflete as diferentes cargas estáticas que captam o vão de formas distintas. Os pontos de apoio seguem um princípio semelhante, com o seu design em forma de V, e uma forma angular que é repetitiva e progressiva. Por último, os dois pilares que marcam cada extremidade da ponte, bem como os pontos de ancoragem e retornos, são um pouco como "mãos abertas" nas quais a via repousa.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Les Evouettes, 1897 Port-Valais, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ponte sobre o Rio Ródano / Meier + Associés Architectes" [Bridge Over the Rhone / meier + associés architectes] 18 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782316/ponte-sobre-o-rio-rodano-meier-plus-associes-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.