Casa T / Onur Teke

Casa T / Onur Teke - Imagem 2 de 24Casa T / Onur Teke - Imagem 3 de 24Casa T / Onur Teke - Imagem 4 de 24Casa T / Onur Teke - Imagem 5 de 24Casa T / Onur Teke - Mais Imagens+ 19

Mordoğan, Turquia
  • Arquiteto Local: Di Studio
  • Desenhos: Andrea Chiabrera
  • Paisagismo: Anonim
  • Estrutura: Onur Kutlukaya
  • Cidade: Mordoğan
  • País: Turquia
Mais informaçõesMenos informações
Casa T / Onur Teke - Imagem 6 de 24
© Yercekim Architectural Photography

O projeto consiste em uma residência para um casal de aposentados que se rendeu à "força da terra" ao se estabelecer na vila de Egeo para iniciar uma plantação de oliveiras. Ao invés de tratar-se de um projeto para aposentados, a Casa T é uma indicação da determinação dos proprietários a comprometer-se com a vida e com as formas de fazer coisas no campo. A residência foi projetada como uma casa familiar que será utilizada durante todo o ano e incorpora, ainda, generosas áreas de trabalho e armazenamento em forma de uma ampla cozinha de trabalho e uma grande adega para receber as diversas atividades do casal (cura de azeitonas, produção de conservas e geleias etc.).

Casa T / Onur Teke - Imagem 11 de 24
© Yercekim Architectural Photography

A importância do projeto reside em sua proposta de introduzir uma "novidade discreta" na paisagem bucólica do que poderia ser distrito mais precisamente como casas de veraneio genéricas e sem inspiração. A residência encontra-se dentro da quadrícula estreita da plantação e é apenas perceptível através da folhagem das árvores, não fosse sua cobertura muito inclinada, uma característica curiosa, que deixa uma marca suave na paisagem e convida a explora-la mais a fundo.

Casa T / Onur Teke - Imagem 2 de 24
© Yercekim Architectural Photography

A Casa T está em seu meio na natureza. O cinza das superfícies de concreto e os tons sóbrios dos componentes de madeira, refletem a flora mediterrânea e as formações geológicas que definem a paisagem circundante. A forma geral se decompõe em pequenos volumes para não representar uma massa imponente. Superfícies envidraçadas definem aberturas permeáveis que alongam os espaços interiores até o exterior, com um delicado entorno no deck que serve como salas ao ar livre rodeadas de oliveiras.

Casa T / Onur Teke - Imagem 14 de 24
© Yercekim Architectural Photography
Casa T / Onur Teke - Imagem 16 de 24
Planta Perspectivada
Casa T / Onur Teke - Imagem 8 de 24
© Yercekim Architectural Photography

Essa conexão sem esforço entre os espaços internos e externos está muito de acordo com o estilo de vida dos proprietários, que passam uma parte considerável de seus dias ao ar livre. Também é uma consciente (ainda que moderna e mais transparente) reinterpretação do tema de um Hayat, que é parte integral das tradições vernaculares turcas, que se reflete na planta da casa como um núcleo semi-aberto para as tarefas e rotinas diárias.

Casa T / Onur Teke - Imagem 10 de 24
© Yercekim Architectural Photography

O desenho da Casa-T tem como objetivo não gerar nenhuma tensão com o local onde está localizada. Trata-se de um projeto respeitoso em relação ao seu entorno e em sintonia com os ciclos sazonais e percursos solares. O volume foi erguido em relação ao nível do solo a fim de que o ar pudesse circular livremente por baixo, resfriando de forma passiva as áreas de estar. Aberturas envidraçadas perfuram através do núcleo central para permitir a ventilação natural nos espaços internos.

Casa T / Onur Teke - Imagem 21 de 24
Corte Axonométrica

O programa oferece a seus ocupantes uma opção de dormitórios, cuja exata localização traseira dentro do envoltório de concreto, está de acordo com a intensidade do sol durante os meses de inverno e verão. A sala de estar eleva-se a um meio-nível para capturar o sol da tarde, que se estabelece, de início, atrás das colinas vizinhas. A Casa T entra, assim, em diálogo com os ritmos e elementos do mundo natural que a rodeia. O diálogo entre a casa e a natureza se da de forma com que nenhuma das partes se imponha sobre a outra.

Casa T / Onur Teke - Imagem 3 de 24
© Yercekim Architectural Photography

O processo de projeto e construção utilizou-se do artesanato e dos conhecimentos locais. A Casa T não foi fabricada em outro local e enviada ao terreno para montagem. Um carpinteiro local fez, à mão, toda a marcenaria, incluindo o deck e uma delicada fôrma que deixou a marca dos veios da madeira nas paredes de concreto aparente. Da mesma forma, um empreiteiro local foi responsável pela construção da estrutura de concreto armado.

Casa T / Onur Teke - Imagem 20 de 24
Corte Detalhe

O projeto mostra a possibilidade de aproveitamento dos recursos locais e a experiência para falar em uma linguagem universal (tanto formal, quanto conceitualmente). Propõe-se um desenho sensível ao contexto, mas arquitetonicamente ousado, em um cenário deslocado dos principais centros de atividade arquitetônica e, em particular, em uma cultura dominada pelas práticas tradicionais. Do mesmo modo que os proprietários aposentados se comprometem com a vida cotidiana de sua comunidade rural, o projeto da Casa T pretende ser uma contribuição duradoura à cultura residencial de uma paisagem distinta.

Texto por Emre Gonlugur

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa T / Onur Teke" [T-House / Onur Teke] 20 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782291/casa-t-onur-teke> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.