A resposta do 5468796 Architecture à crítica do The Guardian ao projeto Centre Village

Recentemente, o The Guardian publicou um polêmico artigo intitulado "Crime in the community: when 'designer' social housing goes wrong". O artigo conta a história do Centre Village, um projeto de Habitação de Interesse Social em Winnipeg projetados por 5468796 Architecture e Cohlmeyer Architecture Limited, examinando como intensões nobres resultaram no que eles descrevem como "apartamentos que não atendem as necessidades diárias de uma família, e uma disposição e composição dos edifícios que agem como imãs para consumo de álcool e outras drogas em todos os períodos do dia."

Sem grandes surpresas, o escritório canadense 5468796 Architecture, que discorda com muitas das conclusões do artigo, escreveu uma resposta ao editor do Guardian Cities na esperança que sua 'carta ao editor' trouxesse algum equilíbrio à história. Depois do The Guardian ter se recusado a publicar a carta, o escritório contactou Archdaily para garantir que sua versão da história também fosse ouvida. A seguir mostramos a carta na íntegra.

Estamos lhe escrevendo em resposta à artigo do The Guardian acerca do Centre Village e muitos dos comentários e re-postagens nas últimas semanas. Acreditamos que a matéria publicada não era precisa e desejamos mostrar algumas informações:

A resposta do 5468796 Architecture à crítica do The Guardian ao projeto Centre Village - Mais Imagens+ 2

O artigo e o vídeo que o acompanha levantam uma série de questões - especialmente com nossas cidades sofrendo crescentes pressões de imigração - sobre uma discussão que nos é bastante importante. O autor reconhece a complexidade e a infinidade de questões que caracterizam a habitação urbana - arquitetura sendo apenas uma delas - todavia, o título e a conclusão do artigo apontam o projeto arquitetônico como o principal suspeito.

O autor se baseia em informações que parecem anedotas, se valendo de inúmeras conclusões e generalizações, inclusive aformando que o projeto não tem êxito algum e que  as HIS feitas por grandes arquitetos estariam fadada ao fracasso. Tal afirmação é bastante danosa para toda a profissão da arquitetura e o cuidado com o projeto é  portanto, erroneamente comprometido. 

© James Brittain Photography

Embora não possamos falar oficialmente do êxito do projeto, o que nós podemos afirmar é que nossa experiência, tanto através de observações como do contato direto com os moradores do Centre Village, foi bastante positiva.

Respeitosamente, os pontos sobre não fazer a nossa lição de casa, conforme descrito no artigo, estão simplesmente incorretos. Tal como acontece com todos os arquitetos responsáveis, para cada projeto, a tarefa de casa normalmente inclui uma extensa investigação sobre as questões de contextos sociais, econômicos, políticos e físicos - no caso do Centre Village a consulta (tanto com as partes interessadas como com os potenciais usuários) abrangeu um período de 2 anos antes do o projeto ser iniciado. Entender o contexto e projetar com metas adequadas em mente é muito importante e são coisas que o 5468796 e o Cohlmeyer Architecture têm implacavelmente perseguido em todos os projetos nos quais nos envolvemos.

© James Brittain Photography

Nosso entendimento das questões que o Centre Village potencialmente enfrentaria foi ainda mais aprofundado pelas experiências pessoais de Sasa Radulovic, sócio-fundador e arquiteto, e pelos relatos de sua família e amigos que imigraram para o Canadá como refugiados de guerra da antiga Iugoslávia e que vivem no centro de Winnipeg desde 1996. Estabelecendo-se em Winnipeg primeiramente na Welcome Place e depois na Hargrave Street, para Sasa, proporcionar habitações seguras, inspiradoras e funcionais para imigrantes é uma questão muito pessoal que o escritório leva muito a sério.

Cortesia de 5468796 Architecture

O Centre Village consiste de 25 casas de três pavimentos organizadas em torno de um espaço público - estratégias rudimentares e testadas de construção urbana, e não caprichos de projeto gratuitos do ponto de vista da experimentação ou inovação. Conseguimos testar o mesmo conceito em Webbsite - um projeto de condomínio urbano pioneiro que Cohlmeyer Architecture (quando dois dos sócios fundadores de 5468796 estavam trabalhando lá) construiu a apenas algumas quadras de distância, e este teve grande êxito na criação de um ambiente seguro e desejável. Os objetivos para o Centre Village eram similares - criar um empreendimento orientado para o térreo e posicionar todas as entradas no pátio interno para facilitar o encontro de vizinhos; aumentar a quantidade e as dimensões das janelas para criar um sentimento casual de vigilância e, ao mesmo tempo, possibilitar a entrada de iluminação natural em todos os cômodos; e maximizar a quantidade de espaço que o cliente poderia pagar ao eliminar circulações internas. As unidades resultantes são comparáveis àquelas encontradas em outros lugares do mundo, e nos últimos anos se tornaram mais comuns em grandes centros na América do Norte, independente do orçamento familiar. Por favor, note que o artigo erroneamente menciona uma unidade de 4 quartos como tendo 81 m², sendo que a área correta seria 90 m².

© James Brittain Photography

As questões enfrentadas pelas comunidades de dentro da cidade levantadas no artigo são corretamente identificados como sistêmicas, e não podem ser abordadas ou causadas apenas pelo projeto. Em vez disso, os serviços sociais, diversidade demográfica, atenção e gestão a longo prazo, policiamento e boa arquitetura devem ser implementados em conjunto para que a mudança seja efetiva.

© James Brittain Photography

Ouvimos histórias paralelas de pessoas que dedicaram suas vidas a estes bairros, como evidenciado pelo Pastor Bill Millar em resposta a este artigo em um comentário no Facebook:

Este artigo está errado em diversas instâncias - em detalhes e em nuances. Eu iria apenas ignorá-lo e deixar passar... mas estava criando tamanho burburinho nas mídias sociais que achei melhor esclarecer um pouco.
Sim, em 2006 tivemos uma série de conversas, não iniciadas por nós, sobre a tentativa de conseguir mais casas próprias em Central Park, e havia uma maneira de fazer isso através de aluguel como financiamento sem juros, para que as opções de propriedade fossem abertas para muçulmanos recém chegados. Mas após uma série inicial de conversas, ficou claro que isso não iria se concretizar, e que era isso mesmo. Desistimos, fomos tratar de outros assuntos. Algum tempo depois, o projeto foi revivido como habitação com interesse social, o que de fato é. Então realmente não era o projeto que nós estávamos imaginando, é um projeto completamente diferente. Não estou ciente de qualquer questão em particular sobre este edifício. A referência de terceiro mundo [o artigo do The Guardian incluía a frase "Central Park é quase como se estivesse no terceiro mundo. Existe muito pouca presença institucional", disse Bill Millar] não tem nada a ver com a vizinhança, estava descrevendo a relação entre Knox e o parque, um padrão mais comum na Europa e em grande parte do terceiro mundo.
Central Park é agora uma comunidade vibrante com baixos índices de criminalidade. Sim, nós temos algumas questões residuais com uso de drogas, que parecem surgir na primavera e diminuir à medida que nos aproximamos do verão. Este é um problema que nós dividimos com muitos bairros do centro - e não é específica para o Central Park.
Mas foram as nuances que me incomodaram. Centre Venture e MB Housing têm sido grandes parceiros e temos profunda consideração e respeito por ambos. E a descrição (implícita) do bairro tem pouca semelhança com a comunidade vital e resiliente que vive em Knox.

Cortesia de 5468796 Architecture

Antes e depois do projeto do Centre Village, 5468796 e Cohlmeyer Architecture estavam envolvidos em uma série de projetos de habitação de interesse social e também de habitação comercial na cidade de Winnipeg. Com cada novo projeto, continuamos a aprender com todas as pessoas envolvidas, e em particular, aqueles que tem dedicado suas vidas em melhorar a vida em nossas comunidades. Abrangendo toda uma variedade de modelos de gestão e de propriedade, esses projetos são muito bem sucedidos pelos mesmos argumentos usados no artigo, demonstrando para nós, mas, mais importante, para a comunidade em geral, nossos clientes e, finalmente, os residentes, que a arquitetura pode trazer grande valor para vida cotidiana.

Atenciosamente,

Colin Neufeld + Johanna Hurme + Sasa Radulovic
Sócios
5468796 Architecture

Sobre este autor
Cita: Colin Neufeld, Johanna Hurme & Sasa Radulovic. "A resposta do 5468796 Architecture à crítica do The Guardian ao projeto Centre Village" [5468796 Architecture's Response to The Guardian Over their "Failed" Social Housing Project] 24 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782278/a-resposta-de-5468796-architecture-ao-the-guardian-sobre-seu-falho-projeto-de-his> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.