Terminal de Passageiros do Aeroporto de Suvarnabhumi / Jahn

Terminal de Passageiros do Aeroporto de Suvarnabhumi / Jahn - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Jahn; Jahn
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2006
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rainer Viertlboeck
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ALPOLIC, BFM, PPG IdeaScapes, Sika
  • Arquiteto Associado / Engenheiro: ACT Consultants
  • Diretor De Projeto: TAMS Consultants / Earth Tech
  • Conceito Estrutural: Werner Sobek Ingenieure
  • Clima E Meio Ambiente: Transsolar Energietechnik
  • Superestrutura Do Terminal Principal: Martin/Martin
  • Concreto Estrutural: John A. Martin & Associates
  • Engenharia Mecânica / Elétrica / Hidrossanitaria: Flack + Kurtz
  • Consultoria Acústica: Blum Laboratorium
  • Iluminação: Yann Kersalé
  • Obra De Arte Interior: NT Architects-Planners
  • Consultor: BNP Associates, Inc.
  • Construtora Principal: ITO Joint Venture Italian-Thai Development Takenaka Corporation Obayashi Corporation
  • Cidade: Bangkok
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
© Rainer Viertlboeck

Descrição enviada pela equipe de projeto. O aeroporto de Suvarnabhumi está construído em um terreno virgem a 24 km ao leste de Bangkok. A primeira fase, com capacidade para 45 milhões de passageiros anuais incluirá 56 portões de embarque e 64 espaços no pátio com 563.000 m2 de instalações do terminal. A capacidade máxima prevista depois da expansão gradual será de 120 milhões de passageiros anuais.

Planta Baixa

O planejamento geral utiliza um conceito de terminal / cais que confere maior importância a circulação dos passageiros do que a circulação de aeronaves. 

© Rainer Viertlboeck

Uma grande estrutura enredada colocada sobre o complexo de edifícios, funcionalmente separados, unifica o local e fortalece a imagem arquitetônica quando é abordado desde a terra. Desenhado para acomodar o crescimento do futuro terminal, a trama cumpre uma importante função sombreando as estruturas da luz solar direta, o que reduz as cargas mecânicas. 

Corte 1

Espaços ao ar livre entre os edifícios também foram sombreadas pela cobertura enredada e são importantes para o conceito geral. Em vez de simplesmente compreender áreas vazias reservadas para uma futura expansão, são pátios úteis para os pedestres e um equipamento visual para os passageiros no terminal de cima. Artefatos culturais e elementos arquitetônicos tradicionais são colocados dentro destes pátios, unindo o complexo do terminal às tradições culturais da Tailândia. 

© Rainer Viertlboeck

Desenho Integrado de Edifícios para o aeroporto Suvarnabhumi

O planejamento do aeroporto de Suvarnabhumi é uma obra-prima do trabalho interdisciplinar entre arquitetos e engenheiros. A complexidade e o tamanho do aeroporto requeriam novas soluções arquitetônicas e de engenharia. O objetivo de criar um edifício de baixa energia com as necessidades e o desenho de um edifício de vanguarda tecnológica requer uma cooperação muito estreita entre todas as disciplinas. Os resultados são convincentes, surpreendentes e - às vezes - tiram o fôlego.

© Rainer Viertlboeck

A estrutura da cobertura do aeroporto de Suvarnabhumi possui um tamanho de 567 m por 210 m em planta baixa e é composta por 8 vigas Supertruss. Estas vigas possuem um vão central de 126 m e dois extremos em balanço, ambos com uma largura de 42 m. Toda a cobertura é sustentada por 16 colunas de aço. Criando a forma arquitetônica através da sua função, a geometria da viga Supertruss foi determinada através do momento fletor. 

Detalhe 1

O vidro do terminal coloca-se no centro abaixo da estrutura do teto. Possui um tamanho de 444 m por 111 m em planta baixa e é constituído por fachadas tensionadas com cabos de 35 m de altura. Para garantir um alto rendimento de sobrevida e uma baixa manutenção instalam-se brises em alumínio na parte superior da estrutura da cobertura. Estes foram desenhados para conferir sombra ao terminal, permitindo a iluminação indireta difusa. Devido ao fato de que as redes de proteção solar foram colocadas por fora da envolvente do edifício, o calor solar absorvido será transmitido ao meio ambiente por ventilação natural criando uma solução ecológica de economia de energia. 

© Rainer Viertlboeck

Com as medidas descritas, foi possível controlar a luz e a transmissão de calor, criando um edifício de grande transparência que alcança os mais altos requisitos de conforto térmico e visual.

Corte 2

A esplanada, que abrigará as salas de espera e meios de transporte de passageiros, é composta por 5 vigas treliçadas em formato de arco, com um sistema alternativo de fachadas envidraçadas e uma configuração de membrana de tela translúcida que se estende para cobrir os 27 m de espaçamento entre as fachadas de vidro. O vidro laminado da fachada receberá um revestimento de proteção solar e uma cerâmica tratada de densidades variáveis. Enquanto o tratamento é relativamente denso no terraço para conseguir criar uma boa proteção solar contra o alto sol da Tailândia, ele diminui gradualmente até as partes mais baixas para permitir boas vistas ao exterior. 

© Rainer Viertlboeck

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bangkok, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Terminal de Passageiros do Aeroporto de Suvarnabhumi / Jahn" [Passenger Terminal Complex Suvarnabhumi Airport / Jahn] 18 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782172/complexo-terminal-de-passageiros-do-aeroporto-de-suvarnabhumi-jahn> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.