Brasília entre os 10 melhores destinos turísticos de arquitetura segundo o The Guardian

Brasília está entre os 10 melhores destinos turísticos de arquitetura do mundo, segundo uma lista divulgada hoje pelo jornal britânico The Guardian. A capital modernista divide a lista com as formas art déco de Miami, as edificações cubistas e art nouveau de Praga, na República Tcheca, e os edifícios construídos no estilo New Khmer em Phnom Penh, no Camboja, depois da independência do país, em 1953.

“A construção de Brasília, capital brasileira e patrimônio mundial da Unesco, começou em 1956 – com a cidade rapidamente se tornando um marco na história do planejamento de cidades”, diz a publicação.”Desenhada pelo urbanista Lucio Costa e tendo Oscar Niemeyer como o principal arquiteto, a cidade é uma reverência ambiciosa ao princípio do movimento modernista, com prédios monumentais e layout simétrico”, continua o texto.

Catedral de Brasília. Image © Christoph Diewald, via Flickr. CC

Para os turistas que pretendem mergulhar um pouco mais nos traços modernistas da nossa arquitetura, o Guardian recomenda um tour de quatro horas vendido pela agência especializada Architetours, que tem nos prédios distribuídos ao longo do Eixo Monumental o foco do passeio.

Segundo o site da agência, o tour passa pela Praça dos Três Poderes, Memorial JK, Torre de TV, Congresso Nacional, Ministérios, Catedral, Palácios e Espaço Lucio Costa. Para quatro pessoas, o passeio sai a 200 euros (R$ 950). O tour é oferecido em quatro línguas e comporta até 20 pessoas.

Entre os demais destinos arquitetônicos escolhidos pelo The Guardian estão:

  • Modernismo de Palm Springs - Palm Springs, EUA
  • Passeio de ônibus pelo brutalismo de Londres - Londres, Reino Unido
  • Modernismo de meados do século em Chandigarh - Índia
  • Arquitetura neo-Khmer - Phnom Penh, Camboja
  • Art Déco em Miami - EUA
  • Passeio arquitetônico por Sydney - Austrália
  • Arquitetura cubista e Art Nouveau - Praga, República Tcheca
  • Passeio pela região metropolitana de Bilbao -  Espanha
  • Arquitetura japonesa e edifício da administração nacional - Tóquio, Japão

Via Metrópoles e The Guardian

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Brasília entre os 10 melhores destinos turísticos de arquitetura segundo o The Guardian" 13 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781958/brasilia-entre-os-10-melhores-destinos-turisticos-de-arquitetura-segundo-o-the-guardian> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.