ZAAD e Challenge Studio propõem nova tipologia residencial no Irã

O escritório ZAAD Studio uniu esforços ao Challenge Studio para propor uma nova tipologia residencial em Mashhad, Irã. A torre de 40 mil metros quadrados foi projetada de modo a incorporar estratégias passivas de energia e emular a "sensação de uma pequena cidade". Sua forma distinta, baseada na ideia de "projetar o vazio", é o resultado do desejo de trocar programa construído por espaços verdes que fortalecerão a interação entre os habitantes.

© ZAAD Studio; Challenge Studio

Dos arquitetos: A Vandad Ecologic Tower foi comissionada por um abastado empreendedor da cidade de Mashhad, no Irã. Originário de uma cidade pequena, o empreendedor exigiu que as Vandad Ecologic Towers deveriam incorporar elementos do estilo de vida das cidades pequenas em seu projeto. 

© ZAAD Studio; Challenge Studio

Analisando os problemas gerais do planejamento urbano e dos projetos arquitetônicos que influenciaram diretamente a vida na cidade moderna, esta proposta busca identificar e incorporar os atributos de um estilo de vida mais sustentável, ambientalmente consciente e cívico, reintroduzindo um sentido de identidade no paradigma urbano moderno. O projeto investe na esfera comunitária e no ambiente natural e, incentivando a intercomunicação através de uma rede de espaços verdes compartilhados, busca elevar a qualidade de vida dos cidadãos. 

© ZAAD Studio; Challenge Studio
© ZAAD Studio; Challenge Studio

A estratégia de concepção  se baseia na ideia de projetar o vazio - o espaço subtraído é literalmente uma adição de espaços verdes compartilhados que promovem a interação e a comunicação. Este método de subtração cria um vale de vegetação entre as duas torres adjacentes: o aclive do jardim em uma delas enriquece as vistas da outra torre. Uma fachada externa austera delimita a proposta no contexto urbano, respeitando o skyline, ao passo que o interior do edifício se divide em uma rede de micro-espaços interconectados resultando não em uma cidade vertical, mas em uma vila vertical. 

© ZAAD Studio; Challenge Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "ZAAD e Challenge Studio propõem nova tipologia residencial no Irã" [ZAAD and Challenge Studio Propose New Tower for Iranian City of Mashhad] 08 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781495/zaad-e-challenge-studio-propoem-nova-tipologia-residencial-no-ira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.