Projeto Ensamble, por The Andes House: Cholguán em seu potencial máximo

Cholguán é um painel de fibra de madeira fabricado a partir de um sistema de prensagem de alta temperatura; o resultado é uma superfície suave e homogênea, caracterizada pela grande flexibilidade e resistência à umidade. Apesar de suas qualidades, o produto ficou limitado a usos específicos secundários, perdendo importância e visibilidade no âmbito do design e da arquitetura.

Buscando reinserir o material no dia a dia dos arquitetos, a Arauco® convidou a The Andes House para desenvolver uma solução inovadora e atraente que destaca as vantagens do produto. Com experiência em projetos de produtos feitos com matérias-primas básicas, como vime e madeira de pinos, a equipe do The Andes House criou o “Ensamble”, proposta que apresentamos aqui.

Projeto Ensamble, por The Andes House: Cholguán em seu potencial máximo  - Mais Imagens+ 15

O projeto completo durou 6 meses e se dividiu em três etapas:

  • Análise: levantamento de informação sobre o produto, processo produtivo, especificações técnicas. Visita à fábrica, fornecedores de móveis e entrevistas com profissionais da Arauco®.
  • Projeto e desenvolvimento dos painéis: testes para compreender seu potencial.
  • Projeto e desenvolvimento de produtos: definição, projeto e construção dos produtos finais.

© Carlos Molina

A análise do material revelou que deveriam ser potencializadas a flexibilidade, a leveza e seu baixo custo. De acordo com Cristian Dominguez, arquiteto responsável pelo projeto, esses atributos foram aplicados em duas escalas de trabalho: “tanto em relação à escala mais arquitetônica, que envolve a delimitação de espaços, como na escala do objeto enquanto acessório que tem a finalidade de ordenar o espaço específico de trabalho”. 

© Carlos Molina

Foram desenvolvidas ferramentas para alavancar essas qualidades a seus potenciais máximos, como, por exemplo, um sistema de prensas para produção de elementos curvos e a aplicação de água para aumentar a flexibilidade dos painéis.

© Carlos Molina

A proposta não necessita de outros elementos ser construída; sua montagem é realizada através de encaixes. “A união é 100% resolvida no próprio painel. O mesmo material dá condições para gerar unidades diferentes”. 

* Para saber mais sobre o Cholguán e suas propriedades, clique aqui.

© Carlos Molina

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Materials. "Projeto Ensamble, por The Andes House: Cholguán em seu potencial máximo " 04 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781494/projeto-ensamble-por-the-andes-house-cholguan-em-seu-potencial-maximo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.