Incêndio destrói parte do acervo da Cinemateca Brasileira

In incêndio atingiu as instalações da Cinemateca Brasileira na madrugada desta quarta-feira, 3 de fevereiro. Localizada na zona sul de São Paulo, no bairro Vila Clementino, a instituição é vinculada à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O foco do incêndio foi um dos galpões que compõe o conjunto da Cinemateca e segundo informações dos bombeiros, parte do acervo foi atingida. Ao menos uma câmera foi destruída pelo fogo, porém, a dimensão do prejuízo ainda não pode ser determinada.

Por volta das 6h30 da manhã o fogo já havia sido controlado e permanecia apenas o trabalho de rescaldo contra pequenos focos. Segundo os bombeiros, não há registro de vítimas. 

Incêndio em galpão da Cinemateca. Via G1

Duas exposições estão sendo atualmente exibidas na Cinemateca, uma sobre ícones dos anos 70 e outra sobre o cinema nacional contemporâneo. A Cinemateca Brasileira apresenta um dos maiores acervos sobre cinema da América Latina, com cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais. A instituição possui também um amplo acervo documental formado por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.

Este é o segundo incêndio que atinge instituições culturais em São Paulo em menos de dois meses. Em dezembro do ano passado, o Museu da Língua Portuguesa foi parcialmente destruído pelo fogo.

Fonte: G1

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Incêndio destrói parte do acervo da Cinemateca Brasileira" 03 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781485/incendio-danifica-edificio-e-acervo-da-cinemateca-brasileira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.