i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Irã
  5. Ayeneh Office
  6. 2015
  7. Edifício Residencial Andarzgoo / Ayeneh Office

Edifício Residencial Andarzgoo / Ayeneh Office

  • 19:00 - 5 Fevereiro, 2016
  • Traduzido por Julia Brant
Edifício Residencial Andarzgoo / Ayeneh Office
Edifício Residencial Andarzgoo / Ayeneh Office, © Farshid Nasrabadi
© Farshid Nasrabadi

© Farshid Nasrabadi © Farshid Nasrabadi © Farshid Nasrabadi © Farshid Nasrabadi +23

  • Arquitetos

  • Localização

    Teerã, Teerã, Irã
  • Arquitetos Encarregados

    Ali Dehghani & Ali Soltani & Atefeh Karbasi
  • Graphics

    Ali Karbasi
  • Área

    1136.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Farshid Nasrabadi
© Farshid Nasrabadi

Do arquiteto. O Edifício Residencial Andarzgoo foi construído em cinco unidades, cada uma com três dormitórios, em uma área de 215 metros quadrados. O térreo inclui a área de estacionamento, pátio e a entrada de serviços, enquanto que a sala de máquinas e a academia foram colocadas no subsolo.

© Farshid Nasrabadi
© Farshid Nasrabadi

Depois de realizar aberturas na face norte do volume para dar forma ao pátio e proporcionar luz natural a esse setor do projeto, colocamos a área funcional privada nele, enquanto que a área funcional pública foi implantada no sul, na fachada principal, dando aberturas para a entrada de luz solar no interior do edifício. Entre essas duas áreas, no centro do edifício, encontra-se a região de circulação vertical.

Corte
Corte

No projeto dos espaços interiores da fachada do projeto, nossa estratégia concentrou-se na simplicidade e na negação de uma apresentação complexa. O projeto está localizado em um beco estreito, no qual os edifícios adjacentes foram construídos de forma caótica em termos de materiais e altura. De acordo com a regulamentação municipal, nos foi permitido o uso de estacionamentos nesse beco. Sem perturbar o contexto urbano, nossa preocupação pelo desenho da fachada do edifício era criar uma superfície que gerasse espaços interiores de alta qualidade.

© Farshid Nasrabadi
© Farshid Nasrabadi

A requisitada cor cinza foi proporcionada e a textura, através do corte e da justaposição de pedras de granito sem polimento, gerou uma fachada neutra que ajuda no relaxamento visual do beco, além de diminuir o custo do projeto. Para alcançar o outro objetivo, de gerar espaços interiores de alta qualidade, inserimos alguns volumes profundos transparentes na fachada, criando varandas em cada apartamento. Essas são distribuídas de forma atípica e descontínua, na forma de espaços transparentes colocados dentro dos demais espaços do projeto. Levando em conta o conto de vista desde o exterior e as necessidades dos usuários, as varandas e pátios aparecem em diversos formatos, mas nunca situados um ao lado do outro nos diferentes pavimentos. São vistos a partir dos lados do edifício, ou atuam como elementos funcionais para separar a cozinha da sala de estar, sendo um local apropriado para manter plantas e outras funções auxiliares da cozinha. Além disso, as superfícies de pedra da fachada junto aos pátios se aprofundam ainda mais no espaço interior de alguns apartamentos.

Planta
Planta

O terreno do projeto está ligeiramente orientado a oeste. Com objetivo de controlar o incômodo gerado pela luz solar oeste no verão, e para manter a privacidade dos pátios, criamos uma carcaça de madeira móvel cuja forma esta em perfeita harmonia com a superfície de pedra da fachada. Pode ser aberta ou fechada em diferentes momentos para controlar as vistas e a entrada de luz.

© Farshid Nasrabadi
© Farshid Nasrabadi
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Edifício Residencial Andarzgoo / Ayeneh Office" [Andarzgoo Residential Building / Ayeneh Office] 05 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <http://www.archdaily.com.br/br/781443/edificio-residencial-andarzgoo-ayeneh-office>
Ler comentários