Centro de Interpretação Ambiental na Ilha de São Jorge / Ana Laura Vasconcelos

Centro de Interpretação Ambiental na Ilha de São Jorge / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 1 de 28Centro de Interpretação Ambiental na Ilha de São Jorge / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 2 de 28Centro de Interpretação Ambiental na Ilha de São Jorge / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 15 de 28Centro de Interpretação Ambiental na Ilha de São Jorge / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 18 de 28Centro de Interpretação Ambiental na Ilha de São Jorge / Ana Laura Vasconcelos - Mais Imagens+ 23

Centro de Interpretação Ambiental na Ilha de São Jorge / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 2 de 28
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um centro de interpretação é um edifício com um programa didático-pedagógico que busca, sobretudo, dar visibilidade "in situ" ao tema e o conteúdo no qual se inspira. Portanto, o Centro de Interpretação da Faja da Caldeira de Santo Cristo é parte de uma ideia global de intervenção que a Secretaria Regional do Meio Ambiente e do Mar vem desenvolvendo na região, estabelecido com um conjunto de critérios para adequar-se a seu local de implantação, assim como um programa específico que apela à "internalização", difusão e desenvolvimento do patrimônio natural em questão.

Centro de Interpretação Ambiental na Ilha de São Jorge / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 14 de 28
© Fernando Guerra | FG+SG

Objetivos

O Centro de Interpretação Ambiental articula e controla toda a área que, no futuro, incluirá um camping que se estabelecerá em Faja da Caldeira do Santo Cristo. É, assim, o primeiro ponto de contato e informação que tem como função fundamental a explicação dos valores ambientais locais, que são:

Centro de Interpretação Ambiental na Ilha de São Jorge / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 1 de 28
© Fernando Guerra | FG+SG

• simplificar e enriquecer a visita à região de Faja de Santo Cristo;
• despertar a educação ambiental em relação à interpretação dos valores da paisagem e do campo;
• criar rotas interpretativas naturais e relacionadas ao patrimônio arquitetônico;
• desenvolver o conhecimento dos habitats marinhos e costeiros, bem como suas faunas e floras diversas.

Centro de Interpretação Ambiental na Ilha de São Jorge / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 5 de 28
© Fernando Guerra | FG+SG

Projeto

O projeto completo consiste em 2 edifícios: o Centro de Interpretação Ambiental e um edifício de suporte às pesquisas, reconstruído de acordo com o projeto original. Tanto as paredes de pedra originais, quanto as fontes existentes de água foram mantidas.

Centro de Interpretação Ambiental na Ilha de São Jorge / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 10 de 28
© Fernando Guerra | FG+SG
Centro de Interpretação Ambiental na Ilha de São Jorge / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 25 de 28
Corte
Centro de Interpretação Ambiental na Ilha de São Jorge / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 15 de 28
© Fernando Guerra | FG+SG

Edifício 1: O primeiro edifício, o Centro de Interpretação e Monitoração Ambiental é constituído por dois pavimentos, uma interação existente entre o "moderno" e tradicional. Com a forma de um "T" (arquitetura prevalente em casas tradicionais de Fajã), o corpo principal revela características típicas, assim como a concepção da fachada original, mantendo-se as janelas de guilhotina e portas de estatura, incluindo os materiais, quer seja nas armações de madeira ou nos batentes e vigas em pedra de basalto da região. O corpo perpendicular anteriormente projetado como cozinha, mantém as fachadas e a chaminé de pedra à vista, introduzindo, no entanto, alguns elementos contemporâneos, criando a conexão com o futuro camping.

Centro de Interpretação Ambiental na Ilha de São Jorge / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 17 de 28
© Fernando Guerra | FG+SG

Edifício 2: O segundo edifício, projetado como apartamentos temporários, é gerado a partir da matriz de uma cobertura antiga, que foi modernizada e adaptada de acordo com as novas funções. Ele incorpora dois pavimentos, funcionando quase como um espaço aberto: o térreo consiste na cozinha e sala de estar, enquanto o primeiro pavimento abriga o dormitório e banheiro.

Centro de Interpretação Ambiental na Ilha de São Jorge / Ana Laura Vasconcelos - Imagem 18 de 28
© Fernando Guerra | FG+SG

Originalmente publicado em 8 Fevereiro, 2016

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Azores, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Interpretação Ambiental na Ilha de São Jorge / Ana Laura Vasconcelos" [Environmental Interpretation Centre in São Jorge Island / Ana Laura Vasconcelos] 04 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781397/centro-de-interpretacao-ambiental-na-ilha-de-sao-jorge-ana-laura-vasconcelos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.