Residência Z / Guillot Arquitectos

Residência Z / Guillot Arquitectos - Mais Imagens+ 16

Tijuana, México
  • Arquitetos: Guillot Arquitectos; Guillot Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluskin
  • Equipe De Projeto: Ramon Guillot Lapiedra, Iza Loyola, Reneé Perez
  • Equipe De Obra: Diego Cuevas, Antonio Lara
  • Desenho Estrutural: Herminio Gonzalez
  • Paisagismo: Angelina Sotelo
  • Cidade: Tijuana
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© EFENUEVE

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em Tijuana, Baja Califórnia, México, em uma área que recentemente se converteu em uma zona de uso misto, combinando projetos residenciais e comerciais. Esta moradia unifamiliar consegue integrar-se exitosamente no contexto, o qual conta com muitos estilos de moradias incluindo uma academia de dança como seu vizinho imediato. 

Planta baixa - segundo pavimento

O lote conta com 325 m², que anteriormente à demolição, estava completamente ocupado por uma moradia que sofreu muitas ampliações de diferentes tipos de construção. Devido a isso, não se conservou a estrutura existente, entretanto foram reutilizados alguns materiais para a nova construção.

© Lizeth Aviles

Para o programa arquitetônico buscou-se criar um programa que incluiria um jardim ao sul e um corredor ao norte, proporcionando iluminação e ventilação natural. Esta restrição forçou o desenho a uma configuração vertical.

Corte BB

Os materiais exteriores foram selecionados que acordo com sua duração ao longo dos anos. Desta maneira, foram escolhidos concreto e madeira aparentes. 

© Lizeth Aviles

O envolvimento da casa consta de paredes duplas, conformadas por muros exteriores de concreto aparente e drywall com isolamento no interior; e aberturas de vidro duplo com ponte térmica o que contribui com o conforto térmico da residência. 

© EFENUEVE

Buscando uniformidade mas ao mesmo tempo particularidade em cada espaço, o programa está distribuído em quatro níveis. O primeiro nível, onde são os acessos conta com academia e sala de jogos, ambos compartilhando um pátio exterior que distribui luz natural e uma fonte de que cria um ambiente de relaxamento. 

Corte AA

No segundo nível, a área social prevalece como um espaço aberto que permite a interação entre cozinha, sala de jantar e sala de estar. Orientado ao sul, este nível conta com uma grande abertura que conecta o jardim e a área de churrasqueira convertendo este espaço em uma área de conexão interior-exterior. 

© Lizeth Aviles

A área privada encontra-se no terceiro pavimento, composto pelos dormitórios, cada um desenhado e pensado para cada membra da família. Cada cômodo conta com um banheiro individual iluminado por claraboias, além de ventilação natural.

© Lizeth Aviles

O coração deste nível é a sala de televisão, um espaço destinado para a convivência familiar com um terraço coberto com madeira a qual, além de ser um elemento importante na fachada principal, permite também uma agradável vista em direção a vegetação e cria privacidade, iluminação e ventilação natural.

Planta Baixa - cobertura

O último nível é um terraço com jardim, deck de madeira, jacuzzi e fogareiro. Este espaço é um ponto de convivência e relaxamento, ideal para escapar da rotina diária e desfrutar uma incrível vista. 

Os quatro níveis se comunicam através de um cubo de circulação, composto por uma escada aberta que rodeia o espaço do elevador. Tal elevador conta com paredes de vidro para evitar o bloqueio da luz natural e vistas existentes nesta área, proporcionando à casa uma simples e cômoda mobilidade vertical.

© Lizeth Aviles

Sem descuidar do lado sustentável e responsabilidade com o meio ambiente, o desenho desta casa otimizou os espaços e materiais a fim de melhorar as condições térmicas, ventilação e iluminação natural. Além disso, foram incluídos sistemas de tratamento de águas cinzas e geração de energia solar.

© Lizeth Aviles

Os painéis solares translúcidos proporcionam eficiência energética, além de criar sombra e proteção contra a chuva no terraço. Por último, a maior parte da madeira utilizada nas formas foi reutilizada em diferentes elementos da moradia.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Z / Guillot Arquitectos" [Casa Z / Guillot Arquitectos] 02 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781313/residencia-z-guillot-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.