Rio de Janeiro inaugura ciclovia que conecta o Leblon a São Conrado

Foi inaugurada recentemente no Rio de Janeiro a aguardada ciclovia que conecta os bairros Leblon e São Conrado, na zona sul da cidade. Apoiada nas rochas da costa, quase em suspensão, a nova rota cicloviária recebeu boas críticas por parte de seus usuários, sobretudo devido às belas vistas que oferece para o mar.

Seus 3,9 quilômetros de extensão somam-se aos 435km da malha cicloviária já instalada atualmente no Rio de Janeiro e estabelece uma importante conexão com esta região da cidade. Evidência disso está no fato de que a nova estrutura já vinha sendo usada por ciclistas antes mesmo de ser inaugurada, destacando a necessidade do equipamento.

Ciclovia entre os bairros Leblon e São Conrado, no Rio de Janeiro. Image © Ricardo Borges/Folhapress

Embora pequena se comparada ao extensão total da malha atual - e ainda menor se pensada em relação à uma malha cicloviária ideal para a cidade do Rio de Janeiro -, a ciclovia que liga o Leblon a São Conrado (assim como qualquer trecho conquistado para o transporte não motorizado no espaço urbano) é um importante passo em direção à uma cidade mais agradável, sustentável e humana; e por mais exausto que o tema pareça, constitui parte importante das atuais estratégias de planejamento urbano e está (e deverá permanecer) na agenda das grandes cidades do Brasil e América Latina.

Ciclovia entre os bairros Leblon e São Conrado, no Rio de Janeiro. Image © Ricardo Borges/Folhapress

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Rio de Janeiro inaugura ciclovia que conecta o Leblon a São Conrado" 30 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781161/rio-de-janeiro-inaugura-ciclovia-elevada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.