Estudantes da Bartlett desenvolvem novo método de impressão 3D com concreto

Quatro estudantes de mestrado da Bartlett School of Architecture - Francesca Camilleri, Nadia Doukhi, Alvaro Lopez Rodriguez e Roman Strukov - desenvolveram um novo método de impressão 3D de estruturas autoportantes de concreto em grande escala. Com seu projeto Fossilised, a equipe, conhecida como Amalgamma, combinou dois métodos existentes de impressão 3D - impressão por extrusão e impressão com pó - para criar uma forma de extrusão portante que permite estruturas de concreto "mais volumétricas".

"O método de extrusão portante apresentou a oportunidade de projetar formas que são mais variadas e volumétricas, em oposição às formas tão verticais alcançadas até o momento", comentou a equipe.

Mesa impressa em concreto. Imagem © Amalgamma

"O processo envolve a extrusão de concreto já misturado através de um braço robótico programado para seguir um caminho linear de fabricação", explicou Amalgamma. "O concreto é bombeado para o robô e depositado por uma cabeça motorizada capaz de imprimir a uma resolução de um centímetro."

"Para melhorar os resultados, um aglutinante foi incorporado no processo de extrusão para reforçar certas partes do apoio granular e produzir uma peça de densidade variável."

Protótipo de coluna. Imagem © Amalgamma

"Fossilized busca desafiar as técnicas de fabricação em concreto atuais ao questionar a natureza da peça fabricada", descreveu Amalgamma em seu portfólio.

© Amalgamma

Trabalhando sob a orientação de tutores - Manuel Jimenez Garcia, Gilles Retsin, Vicente Soler - os estudantes pretendem agora incorporar outros materiais no processo.

H/T Dezeen

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Estudantes da Bartlett desenvolvem novo método de impressão 3D com concreto" [Bartlett Students Develop New Method for 3D Printing Concrete] 28 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781010/estudantes-da-bartlett-desenvolvem-novo-metodo-de-impressao-3d-com-concreto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.